Queiroga espera que pandemia de Covid acabe até março de 2022
Conecte-se conosco

Coronavírus

Queiroga espera que pandemia de Covid acabe até março de 2022

Previsão do ministro é que o avanço da vacinação mude o cenário de Covid no Brasil até o fim do primeiro trimestre do ano que vem

Publicado

em

Atualizado há

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Foto: Twitter/Marcelo Queiroga

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a expectativa do governo federal quanto ao controle da crise sanitária de Covid-19 no Brasil é que seja possível decretar o fim da pandemia no país até o fim do primeiro trimestre do ano que vem, ou seja, até março.

“Os técnicos da Fundação Oswaldo Cruz fizeram uma análise de que era possível que no primeiro trimestre (de 2022) o caráter pandêmico da Covid-19 poderia cessar. Essa é a nossa expectativa. Mas não dá para contar a vitória antes do tempo”, comentou o ministro, na noite de quarta-feira (6).

De acordo com o Queiroga, a conjuntura da Covid-19 pode alterar de patamar por causa do avanço da vacinação. O ministro considerou, contudo, que a aplicação de doses de reforço em idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde ainda em 2021 não estava nos planos do governo, que vai ter de adquirir mais imunizantes neste ano para garantir a cobertura vacinal em 2022.

“Em relação a 2022, temos que providenciar os quantitativos. Como tínhamos um volume de 550 milhões de doses contratadas, havia uma segurança de que teríamos doses suficientes para 2021 e um montante para 2022. Mas não prevíamos que estaríamos nesse momento aplicando uma dose de reforço”, disse.

Queiroga ainda comentou sua esperança de que estudos científicos constatem que a aplicação de apenas meia dose da vacina tenha a mesma eficácia do que uma dose completa, o que otimizaria a utilização dos imunizantes no país.

“Se ficar provado que isso é suficiente, vai ajudar bastante, porque as doses que nós temos seriam multiplicadas por dois. Essa é a nossa expectativa.”

Possíveis mudanças

Caso a pandemia de covid19 possa ser considerada nula, Queiroga acredita que seja possível alterar a forma de vacinação contra a doença no país. Segundo ele, eventuais doses de reforço, por exemplo, não precisam ser aplicadas, nem mesmo em idosos ou profissionais de saúde.

“A Covid-19 a gente está vacinando dentro de uma pandemia. Dentro de uma pandemia, há uma circulação maior do vírus. Então, em um contexto fora da pandemia, eu acredito que a gente não tem uma necessidade de, como neste ano, aplicar uma dose adicional”, opinou.

Outro “benefício” da mudança de status da doença seria a redução nos gastos com ações para controlar a circulação do vírus, destacou o ministro.

“Queremos os recursos para ter políticas públicas eficientes e estamos trabalhando para isso. O ministro (da Economia) Paulo Guedes sempre tem uma interação muito forte conosco, tanto em 2020 quanto em 2021, e nós temos conseguido trabalhar e dar suporte a estados e a municípios. Em relação ao ano de 2022, se nós tivermos já o caráter pandêmico cessado,  vamos continuar trabalhando para ter um orçamento aqui no ministério ajustado às necessidades sanitárias do nosso país.” afirmou.

Fonte: r7.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade