UBSs de Jundiaí entregam medicamentos para dois meses
Conecte-se conosco

Coronavírus

UBSs de Jundiaí entregam medicamentos para dois meses

Medida tem como objetivo evitar a propagação do vírus no município

Publicado

em

Foto de pessoa retirando medicamento em farmácia popular
Entrega de medicações será feita para suprir a demanda de dois meses de tratamento pelas UBSs (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Para evitar a circulação e combater o novo coronavírus no município, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família de Jundiaí começaram a entregar medicamentos para o período de dois meses.

A ampliação da cota de entrega das medicações de alto custo – de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo – também foi oficiada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

A medida foi determinada pela gestão estadual, que deve reforçar os estoques das centrais de abastecimento para que a distribuição possa ser feita às cidades.

“Jundiaí adota a postura preventiva de enfrentamento à infecção COVID-19, com a restrição da circulação de pessoas, e, consequentemente do vírus. A entrega de medicações para tratamento de dois meses nas nossas 35 Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínica da Família é especificamente para este fim. É importante que os filhos ou parentes devem fazer a retirada dos insumos para evitar a exposição dos idosos. Para isso, basta apresentar a documentação para a retirada (prescrição médica) e documento de identificação”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera.

A medida vale para as medicações da chamada ‘cesta básica’ assim como para os psicotrópicos. O atendimento da Farmácia de Alto Custo, localizado no prédio da rua Marechal Deodoro da Fonseca, 836, também teve alteração no atendimento. Além do reforço no número de servidores para o atendimento ao público em 100% e ampliação da área do serviço para dois andares, a UGPS ampliou o espaçamento nas áreas de espera para evitar a proximidade entre as pessoas.

“Apesar da organização com horário agendado, a atenção à regra não tem sido seguida pelos usuários, causando acúmulo desnecessário de pessoas no local. Todos serão atendidos sem a necessidade de ida em horário antecipado ou aglomeração. Também é fundamental que os jovens façam a retirada, evitando o deslocamento dos idosos. Estamos lutando contra um inimigo invisível”, ressalta o gestor.

A administração de Jundiaí declarou estado de Atenção na última sexta-feira (13), no o decreto 28.909 de 13 de março de 2020, que também formaliza a criação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Medidas de suspensão das aulas e de funcionamento de espaços públicos foram adotadas pelo grupo, na segunda-feira (16), com publicação do decreto 28.910. Os técnicos permanecem em constante monitoramento da situação epidemiológica da cidade para os encaminhamentos necessários.

Via: Assessoria de Imprensa

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade