Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil: Grendacc alerta para principais sinais e sintomas do câncer
Conecte-se conosco

Saúde

Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil: Grendacc alerta para principais sinais e sintomas do câncer

Comemorado no dia 15 de fevereiro, o dia do combate ao câncer infantil, visa destacar a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 80% as chances de cura

Publicado

em

Atualizado há

Gustavo, de 12 anos, tem Leucemia Linfóide Aguda tipo B
A digital influencer Daniela Comitre descobriu que seu filho Gustavo, de 12 anos, estava com Leucemia Linfóide Aguda tipo B (LLA-B). (Foto: Divulgação/Grendacc)

Segundo o Inca (Instituto do Câncer), a estimativa é que em 2022 surjam 8.460 novos casos de câncer infantil no Brasil. No Hospital da Criança do Grendacc, que há 26 anos luta contra o câncer infantojuvenil, 21 crianças e adolescentes estão em tratamento efetivo atualmente, e outras 76 em acompanhamento.

O câncer representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças 1 a 19 anos no Brasil, por isso, os pais ou responsáveis precisam ficar atentos aos principais sinais sintomas da doença, tais como:

  • Febre persistente, de origem indeterminada, com tempo de evolução superior a 8 dias;
  • Perda de peso;
  • Palidez;
  • Hematomas não associados a traumas.;
  • Aumentos dos gânglios linfáticos;
  • Dor de cabeça associada à vômitos;
  • Dores pelo corpo –  um sintoma frequente e que deixa a criança mais irritada, com dificuldade para brincar, dormir e se alimentar.

A oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim, pede que diante desses sintomas os pais procurem um médico, pois quanto mais cedo detectada a doença maiores serão as chances de cura do paciente. “No Hospital da Criança do Grendacc o índice de cura é de 80%”, afirma a médica, destacando que além de oferecer um tratamento humanizado, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar. “Um serviço especializado de oncologia, que trabalha ao lado de nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e uma equipe de enfermagem como a do Grendacc, traz um ganho incrível para o paciente”, explica.

Diagnóstico precoce

Foi justamente por ficar atenta aos sinais e sintomas que a digital influencer Daniela Comitre descobriu que seu filho Gustavo, de 12 anos, estava com Leucemia Linfóide Aguda tipo B (LLA-B). Primeiro ele se queixou de dor nas pernas, mas o pediatra disse que poderia ser dor de crescimento. Depois ele ficou sem apetite, sentia enjoos e estava muito pálido. A mãe o levou ao médico novamente e ele foi medicado, mas sem fazer exames.

“Isso tudo ocorreu em 14 dias. E foi justamente no 14º dia (do mês de agosto) que eu voltei ao hospital porque o Gustavo teve uma hemorragia no nariz e eu notei umas pintinhas roxas na barriga, no rosto, nas pernas. Então contei ao médico todo o quadro dele”, lembra Daniela. O médico pediu exames de sangue e constatou que ele tinha suspeita de leucemia. No dia seguinte Gustavo chegou ao Hospital da Criança do Grendacc e foi internado. Depois de fazer novos exames – onde foi diagnosticado com LLA – iniciou o tratamento.

Atualmente, Gustavo segue em tratamento quimioterápico, iniciará o bloco de reindução, ainda com mais dois anos de tratamento pela frente.

Daniela alerta outras mães para que fiquem atentas ao comportamento de seus filhos. “O diagnóstico é um susto, mas depois o tratamento tem início e as coisas vão se acalmando. Se informar e conversar com os médicos e enfermeiros para tirar todas as dúvidas é muito importante”, comenta a mãe.

Tratamento do Câncer

No Grendacc, além de ter o acompanhamento da equipe médica, multidisciplinar e de enfermagem, os pacientes podem fazer quimioterapia, radioterapia (externo) e, se necessário, cirurgias oncológicas, que são as principais formas de tratamento do câncer. Em diversos casos é preciso combinar mais de um procedimento.

O tratamento oncológico tem custo elevado, por isso o Grendacc precisa da ajuda da sociedade para continuar oferecendo um tratamento digno e de qualidade para crianças e adolescentes de Jundiaí e Região. O Hospital da Criança gasta em média R$ 1,5 milhão por mês e os convênios as parcerias com as prefeituras não são suficientes para cobrir os custos dos tratamentos oncológicos.

Grendacc

O Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 18 de julho de 1995, que presta atendimento humanizado e de qualidade nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase no tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade