Enzo, de 5 anos, vence batalha contra a leucemia. Ele está 100% curado!
Conecte-se conosco

Saúde

Enzo, de 5 anos, vence batalha contra a leucemia. Ele está 100% curado!

O tão esperado transplante aconteceu e deu certo!

Publicado

em

Atualizado há

Após três anos de tratamento, Enzo está curado da leucemia (Foto: Arquivo Pessoal)

Após lutar contra uma leucemia durante três anos, o pequeno Enzo , de Várzea Paulista, recebeu a notícia tão esperada: ele está curado!

O menino de 5 anos ficou conhecido após mobilizar a população numa corrida contra o tempo para conseguir o valor do remédio blinatumomab, que não era fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No início deste ano, Enzo passou pelo transplante de medula óssea. O doador é ninguém menos que seu irmão gêmeo, Pedro.

“O transplante foi uma bênção, um pouco apreensivo, pois tiveram sessões de radioterapia quimioterapia mais fortes que o normal”, recorda a mãe, Rosana Nunes.

Para a “medula pegar”, Rosana explica que foram 13 dias e Enzo apresentou uma ótima recuperação.

No entanto, ela conta que teve de ficar em Barretos, interior de São Paulo, por um tempo após o procedimento.

Foto de dois meninos gêmeos em sofá

Pedro (à esquerda) e Enzo (à direita) brincam em casa após recuperação (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fiquei um bom tempo no Hospital de Barretos até ele receber alta”, diz a mãe de Enzo.

Ela conta que, para cuidar de Enzo em outra cidade, ficou quatro meses longe de seus outros filhos e marido.

Na semana passada, Rosana voltou para Várzea Paulista, na companhia de Enzo.

“A alegria não dá nem para explicar, pois ficamos quatro meses separados. Chorei muito ao rever meus filhos todos juntos, foi um sonho”, diz.

 

Família jantando pizza

Enzo (à esquerda) com toda sua família após voltar para casa, em Várzea Paulista (Foto: Arquivo Pessoal)

Enzo está 100%

Rosana detalha que Enzo fez miologramas e de quimerismo no pós-transplante – exames que analisam as células –, e foi constatado que Enzo está ótimo e todas suas células são do doador Pedro.

“A melhor coisa do mundo é saber que ele foi abençoado e está livre do sofrimento. Estou muito feliz que ele vai ter sua vida de volta. Eu só tenho a agradecer a Deus por esse milagre”, diz Rosana.

Ela também aproveitou para agradecer todas ajudas que recebeu durante esta caminhada.

“Foi lindo o carinho de todos que lutaram lado a lado do meu filho, sem nem conhecer a minha família. Essas correntes solidárias encheram nossos corações de alegria, fé e esperança”, comemora.

Rosana ainda deixa um recado:

“Apesar dos tempos difíceis com esse vírus, ele [Enzo] foi vitorioso e nada é impossível com muita fé e esperança”.

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo
Publicidade