Fevereiro roxo: apesar de crônica, fibromialgia é tratável
Connect with us

Saúde

Fevereiro roxo: apesar de crônica, fibromialgia é tratável

Dr. José Celso Sarinho, reumatologista do Hospital de São Vicente, fala sobre os principais sintomas e tratamento da doença

Published

on

Atualizado há

Dr. José Celso fala sobre a doença. Foto: Hospital São Vicente

Fevereiro é um mês dedicado à conscientização de doenças sem cura, sendo caracterizado pela cor roxa. Uma dessas condições é a fibromialgia, uma síndrome que está associada a alterações de neurotransmissores, distúrbios do sono, transtornos de ansiedade e transtornos depressivos.

A doença causa dores crônicas difusas e, muitas vezes, limita a qualidade de vida das funções diárias, afetando os músculos. Embora possa se apresentar de forma confusa, é possível identificá-la por meio de atendimento médico. A maioria dos diagnósticos é feita em mulheres entre 30 e 60 anos, mas a doença também pode afetar crianças e adultos de todas as idades.

A fibromialgia é classificada como uma condição reumática, que afeta mais de 15 milhões de pessoas somente no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Dr. José Celso Giordan Cavalcanti Sarinho, reumatologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), fala sobre os principais sintomas da doença.

“A pessoa pode sentir dor em diferentes partes do corpo, cansaço, sono não reparador, irritabilidade, sintomas depressivos, tristeza e choro fácil. Todos esses sintomas, eventualmente, podem estar associados as alterações intestinais, síndrome do intestino irritável, entre outras manifestações. A doença também pode ser hereditária, pois está associada a fatores genéticos. De modo geral, esses não são sinais comuns do corpo, então é sempre importante procurar um especialista”.

Ao contrário da maioria das patologias, o diagnóstico da fibromialgia é clínico, baseado em todas as características dos sintomas, sem necessidade de exames. “É claro que quando existe uma dúvida com relação a outro diagnóstico, é possível fazer exames para exclusão de outras doenças de diagnósticos diferenciais como hipotireoidismo, distúrbio do cálcio e neoplasia”, explica o especialista.

Não há prevenção para a doença, mas é possível minimizar os sintomas com hábitos saudáveis e atividades físicas regulares. O recomendado é que o paciente se exercite por pelo menos 40 minutos, três vezes por semana. As atividades mais indicadas são as aeróbicas, como ciclismo e caminhada, que ajudam a manter o peso e liberam endorfina; atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, que ajudam a amortecer o impacto dos movimentos graças à água, auxiliando no controle da dor; e pilates, que atua sobre a postura, respiração, flexibilidade e equilíbrio.

“O tratamento medicamentoso, quando necessário, é feito com antidepressivos, que atuam nesses neurotransmissores, e analgésicos para alivio da dor. Vale ressaltar que o paciente deve evitar o uso de anti-inflamatórios, pois não se trata de uma doença inflamatória. A medicação sempre deve ser prescrita pelo profissional”, aponta o reumatologista.

Saúde

Parceria entre Hospital São Vicente e AC Camargo eleva qualidade dos diagnósticos em Jundiaí

Contrato firmado prevê uma redução de 33% no tempo de entrega dos resultados

Published

on

Amostra de exame sendo coletada em sala do Hospital São Vicente, em Jundiaí.
Exames são realizados por meio de coleta de amostras biológicas (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí comemora mais uma parceria com o A.C Camargo Câncer Center, referência nacional no tratamento oncológico, para a realização de exames anatomopatológicos e de imuno-histoquímica.  A nova parceria representa um avanço significativo na qualidade e na agilidade dos serviços oferecidos pelo Hospital São Vicente, especialmente no diagnóstico de doenças complexas como o câncer.  “Esses…

Continue Reading

Saúde

Vacinação infantil contra Covid-19 é retomada em Jundiaí com novo estoque

A vacinação para o grupo prioritário ocorre em seis locais, exclusivamente por agendamento

Published

on

Vacinação em Jundiaí está sendo realizada para crianças.
Para população a partir de 12 anos que faz parte do grupo prioritário, a dose aplicada será individual (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O estoque de vacina contra a Covid-19 de Jundiaí foi reabastecido nesta terça-feira (17) e a aplicação das doses foi retomada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para crianças de 5 a 11 anos que pertencem aos grupos prioritários. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). …

Continue Reading

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading

Bem-estar

Projeto Verão: Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos com promoção especial

Para te incentivar, a Céltica preparou uma promoção especial para o Dia do Cliente, em setembro. Saiba mais.

Published

on

Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos para o verão
Foto: Divulgação/Academia Céltica

O verão está logo aí e a Academia Céltica, de Jundiaí, já tem tudo preparado para te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos a tempo de aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano. Com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, a Céltica oferece um ambiente completo para você alcançar seus objetivos. Os instrutores estão sempre…

Continue Reading

Saúde

Setembro Amarelo: cachorro salvou a tutora da depressão e lhe deu novo significado de vida

“Thorin não tinha ninguém. Eu sabia que ninguém ia cuidar dele e amar ele como eu”, diz Tatiane Lucena.

Published

on

Setembro Amarelo: cachorro salva sua tutora de depressão
Thorin e sua tutora Tatiane em Viagem (Foto: Arquivo Pessoal)

Estamos no Setembro Amarelo e nesta terça-feira (10) é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que visa conscientizar a população para um assunto tão importante. Hoje, o Tribuna de Jundiaí conta a história da contadora Tatiane Lucena, que foi salva pelo seu cachorrinho Thorin, após passar por uma fase conturbada em sua vida. No ano de 2020, Tatiane…

Continue Reading
Advertisement