Fevereiro roxo: apesar de crônica, fibromialgia é tratável
Conecte-se conosco

Saúde

Fevereiro roxo: apesar de crônica, fibromialgia é tratável

Dr. José Celso Sarinho, reumatologista do Hospital de São Vicente, fala sobre os principais sintomas e tratamento da doença

Publicado

em

Atualizado há

Dr. José Celso fala sobre a doença. Foto: Hospital São Vicente

Fevereiro é um mês dedicado à conscientização de doenças sem cura, sendo caracterizado pela cor roxa. Uma dessas condições é a fibromialgia, uma síndrome que está associada a alterações de neurotransmissores, distúrbios do sono, transtornos de ansiedade e transtornos depressivos.

A doença causa dores crônicas difusas e, muitas vezes, limita a qualidade de vida das funções diárias, afetando os músculos. Embora possa se apresentar de forma confusa, é possível identificá-la por meio de atendimento médico. A maioria dos diagnósticos é feita em mulheres entre 30 e 60 anos, mas a doença também pode afetar crianças e adultos de todas as idades.

A fibromialgia é classificada como uma condição reumática, que afeta mais de 15 milhões de pessoas somente no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Dr. José Celso Giordan Cavalcanti Sarinho, reumatologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), fala sobre os principais sintomas da doença.

“A pessoa pode sentir dor em diferentes partes do corpo, cansaço, sono não reparador, irritabilidade, sintomas depressivos, tristeza e choro fácil. Todos esses sintomas, eventualmente, podem estar associados as alterações intestinais, síndrome do intestino irritável, entre outras manifestações. A doença também pode ser hereditária, pois está associada a fatores genéticos. De modo geral, esses não são sinais comuns do corpo, então é sempre importante procurar um especialista”.

Ao contrário da maioria das patologias, o diagnóstico da fibromialgia é clínico, baseado em todas as características dos sintomas, sem necessidade de exames. “É claro que quando existe uma dúvida com relação a outro diagnóstico, é possível fazer exames para exclusão de outras doenças de diagnósticos diferenciais como hipotireoidismo, distúrbio do cálcio e neoplasia”, explica o especialista.

Não há prevenção para a doença, mas é possível minimizar os sintomas com hábitos saudáveis e atividades físicas regulares. O recomendado é que o paciente se exercite por pelo menos 40 minutos, três vezes por semana. As atividades mais indicadas são as aeróbicas, como ciclismo e caminhada, que ajudam a manter o peso e liberam endorfina; atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, que ajudam a amortecer o impacto dos movimentos graças à água, auxiliando no controle da dor; e pilates, que atua sobre a postura, respiração, flexibilidade e equilíbrio.

“O tratamento medicamentoso, quando necessário, é feito com antidepressivos, que atuam nesses neurotransmissores, e analgésicos para alivio da dor. Vale ressaltar que o paciente deve evitar o uso de anti-inflamatórios, pois não se trata de uma doença inflamatória. A medicação sempre deve ser prescrita pelo profissional”, aponta o reumatologista.

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade