Hospital São Vicente entrega segunda parte de obras no PA Central nesta sexta (23)
Conecte-se conosco

Saúde

Hospital São Vicente entrega segunda parte de obras no PA Central nesta sexta (23)

O PAC é destinado a atendimento em clinica médica, cirúrgica e odontologia.

Publicado

em

Atualizado há

Foto da fachada do PA Central
As melhorias contemplam a unificação com o espaço concluído na primeira fase, em abril deste ano (Foto: Hospital São Vicente)

Nesta sexta-feira (23), o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) entrega as obras da segunda fase de reformas do Pronto Atendimento Central (PAC). As melhorias contemplam a unificação com o espaço concluído na primeira fase, em abril deste ano, onde ficam recepção e triagem. A unidade atende em média 11 mil pessoas por mês e essa reforma propiciará maior conforto, segurança e bem-estar aos pacientes e colaboradores. De acordo com o HSV, o investimento é da ordem de R$ 800 mil.

“Investimento na saúde pública permanece como prioridade absoluta do governo. Temos um pacote de ações com obras executadas ou em andamento no Hospital São Vicente que confirma este compromisso”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado. “Já entregamos o novo Ambulatório de Especialidades, a UTI totalmente revitalizada e equipada, além dos novos quartos e da construção do PA da Vila Hortolândia. Agora, antes de o ano terminar, a população recebe o PA Central com todas as melhorias.”

“Sabemos da importância de oferecer uma estrutura qualificada para assegurar atendimento humanizado e boa assistência a quem precisa dos serviços. Novos investimentos serão feitos em 2023 para fortalecer a saúde de Jundiaí”, afirma.

Novo PAC

O PAC focará no atendimento em clinica médica, clinica cirúrgica e odontologia, sendo a principal referência de acesso a pacientes para o Pronto Socorro Adulto do HSV. O prédio é datado de 1924, por isso já passou por diversas intervenções, porém, essa reestruturação é a maior delas.

“Nosso foco é cuidar e isso começa por uma ambientação com espaços adequados, acolhedores e bem-estruturados. Ou seja, vai além de ter uma equipe assistencial de alto nível”, explica Matheus Gomes, superintendente do HSV. “Neste projeto, um de nossos maiores desafios está sendo manter a unidade em funcionamento 24 horas, por isso optamos por dividir a obra em etapas, minimizando os transtornos para nossos usuários”, completa.

Nova estrutura

O projeto inclui reforma de todo o telhado, ampliação da recepção, que passa de 150m² para 210m², dobrando a capacidade que era de 70 assentos para 140. O sistema de climatização permite a renovação do ar e isso significa mais segurança. Outro ponto de melhoria foi a acessibilidade, inclusive nos sanitários.

No telhado, a estrutura anterior era de madeira, sendo substituída por estrutura metálica. Além disso, trocaram telhas de fibrocimento por telhas metálicas termoacústicas numa extensão total de 525m². A platibanda foi elevada de 60cm para 1,20m. E para facilitar o escoamento de água em casos de chuvas intensas, alteraram o formato do telhado de “M” para “V” invertido.

Obras do Pronto Atendimento Central do Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

A estrutura elétrica foi totalmente trocada, sendo substituídos fios, cabos, eletrodutos e quadros de distribuição em toda a recepção. Tudo adequado às atuais necessidades de equipamentos, iluminação e pontos de energia. “Ainda temos algumas etapas pela frente, que envolverão a fachada e a estrutura interna. Estimamos que até o final do próximo ano, esteja 100% concluído”, antecipa Gomes.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade