Connect with us

Saúde

Hospital São Vicente realiza nova captação de órgãos nesta segunda-feira (12)

Foram captados pulmões, fígado e rins para doação após morte encefálica da paciente.

Published

on

Atualizado há

Captação de órgãos no Hospital São Vicente
Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

Na tarde desta segunda-feira (12), a Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realizou mais uma captação de órgãos. Hospital referência no estado de São Paulo, a instituição efetuou a captação de pulmões, fígado e rins de uma paciente doadora. A captação acontece após a confirmação, por uma série de exames e procedimentos, da morte encefálica do paciente. Nestes casos, ocorre a parada completa e irreversível das funções cerebrais.

Ato de amor

Apesar da difícil decisão e da dor da perda, as famílias recebem amparo da equipe multidisciplinar da comissão responsável. Essa comissão conta com profissionais do serviço social, fisioterapeutas, psicólogos, equipe médica e de enfermagem, entre outros departamentos importantes para a efetivação da captação.

“Nós não interferimos nessa determinação, apenas oferecemos suporte durante o processo. Em muitos casos esses familiares nunca conversaram sobre isso com os doadores, por isso estimulamos o diálogo para que esse desejo seja manifestado em vida”, explica a enfermeira Thaís Fernanda da Rocha Santos, da CIHT.

Captação de órgãos no Hospital São Vicente
Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

Presente durante o procedimento, o grupo também auxilia para que o órgão chegue em condições perfeitas para o transplante e dentro do tempo de isquemia, que representa o quanto o órgão aguenta até ser transplantado, sendo 4h para o coração, de 4h a 8h para os pulmões, 48h para os rins, 12h para fígado e pâncreas, além de 7 dias para as córneas.

“A ação é vista com respeito e com gratidão não só pela equipe, mas pelos familiares e pacientes que aguardam na lista de espera para transplantes. Nosso objetivo é sempre disseminar a importância das doações, dos transplantes e de tudo que envolva esse processo. A pessoa permanece viva naqueles que recebem essa nova chance, esse novo respiro. Seja um doador, fale com sua família”, reforça Thais.

Saúde

Médico do Hospital São Vicente de Jundiaí faz alerta sobre cuidados com a saúde no outono

Dr. Eduardo Leme Ferreira destaca a hidratação, uso de ambientes arejados e higiene das mãos como medidas essenciais.

Published

on

Com a chegada do outono, a queda nas temperaturas e o clima mais seco favorecem o aumento de doenças respiratórias, alergias e viroses, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, especialistas recomendam cuidados essenciais para prevenir complicações de saúde nesta estação. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no…

Continue Reading

Saúde

Oncologista do Hospital São Vicente, em Jundiaí, esclarece principais informações sobre o câncer de pâncreas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, esse tipo de câncer ocupa a 14ª posição entre os mais frequentes no Brasil, sendo agressivo.

Published

on

O câncer de pâncreas é uma doença agressiva e de difícil diagnóstico, que frequentemente é descoberta em estágios avançados. Recentemente, o guitarrista Tony Bellotto, da banda Titãs, revelou em suas redes sociais ter sido diagnosticado com um tumor no pâncreas. Ele passará por uma cirurgia e precisará se afastar dos palcos durante o tratamento. De acordo com o Instituto Nacional…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo