Jundiaí promove ações para detectar e orientar sobre hepatites virais
Conecte-se conosco

Saúde

Jundiaí promove ações para detectar e orientar sobre hepatites virais

A campanha irá promover divulgações de informações sobre Hepatites Virais, orientações coletivas em parceria com instituições que atendem o público-alvo da campanha e a oferta de testes para Hepatite C.

Publicado

em

Atualizado há

exame-de-sangue_ubs-vila-aparecida-Jundiaí
A detecção de hepatite é realizada por exames de sangue, podendo ser o teste rápido ou por coleta. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

De acordo com o calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mês de julho, identificado como a Campanha Julho Amarelo, é dedicado à prevenção, identificação e tratamento de hepatites B e C.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a fim de marcar o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais (28/07), promove ao longo da semana entre 25 a 29, ações específicas para o atendimento e esclarecimento sobre a doença. Os atendimentos estão concentrados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em 2022 foram registrados 140 casos de hepatite B em tratamento com medicamento, e 97 casos de hepatite C também com tratamento medicamentoso.

A campanha irá promover divulgações de informações sobre Hepatites Virais nos serviços de saúde, redes sociais e mídia; orientações coletivas em parceria com instituições que atendem o público-alvo da campanha e a oferta de testes para Hepatite C no CTA das 7h às 15h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme o horário de atendimento de cada serviço.

Além disso, as UBSs também oferecem a vacina para Hepatite B. As doses são aplicadas ainda na infância, porém a população adulta que não recebeu a imunização, pode procurar uma UBS para receber a aplicação. O CTA de Jundiaí está localizado na Rua Conde de Monsanto, 480 – Centro.

Sobe as hepatites

A hepatites virais, são uma infecção, que atingem o fígado ocasionando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, que não apresentam sintomas.

Estas infecções, causadas pelos vírus B ou C, podem se tornar crônicas. E como, nem sempre apresentam sintomas, grande parte da população desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença evolua por décadas sem o devido diagnóstico.

O avanço da infecção compromete o fígado, sendo a causa de fibrose avançada, da cirrose e também levando ao desenvolvimento de câncer e até a necessidade de transplante do órgão.

“É importante lembrar que as hepatites virais são doenças silenciosas, isto é, as pessoas podem conviver com o vírus B e ou C por muitos anos sem apresentar sintomas. Assim é fundamental que pelo menos uma vez na vida as pessoas façam o teste como prevenção”, orienta Maria de Lurdes Munhoz, gerente do centro de testagem e aconselhamento.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade