
O hábito de tomar medicamentos orais com leite, suco, chá, refrigerante e outras bebidas com sabor é algo comum entre muitas pessoas e, geralmente, aprendido na infância com os pais.
O método comum não é indicado por médicos, pois os remédios desencadeiam reações químicas que podem comprometer sua eficácia quando ingeridos com líquidos diferentes.
Um exemplo é o leite, que ao contrário do que muita gente pensa, não é recomendado ingerir junto a comprimidos, especialmente no caso de antibióticos à base de tetraciclina. Neste caso, o composto presente no medicamento se liga ao cálcio do leite, formando aglomerações que cortam o efeito do remédio.
O chá também é outra bebida que não é recomendável ingerir junto com o medicamento, isso porque a infusão possui grande concentração de tanino, uma substância química que pode retardar ou comprometer totalmente a eficácia do medicamento.
Além desses exemplos, sucos, refrigerantes e até mesmo café podem comprometer a eficácia do medicamento, caso sejam ingeridos juntos. Ressaltando, que o café pode ter um efeito mais complicado, pois em contato com certos medicamentos pode causar efeitos colaterais como ansiedade, nervosismo e palpitações.
LEIA TAMBÉM:
Estudo científico comprova que fome dá mau humor
Seu parceiro pode ser o culpado pelo seu ganho de peso, diz estudo
Qual o jeito certo de tomar remédio?
Qualquer remédio de via oral deve ser tomado apenas com água e nenhum outro líquido. Além disso, existe até uma quantidade indicada por médicos: de 200 ml, ou seja, um copo cheio.
Via: Vix
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		