Neurônios da fome: Cientistas descobrem chave para compulsão alimentar
Connect with us

Saúde

Neurônios da fome: Cientistas descobrem chave para compulsão alimentar

Published

on

Atualizado há

Descoberta de células cerebrais ligadas à compulsão alimentar abre novas vias para entender e tratar distúrbios alimentares. (Foto: Freepik)

Em uma descoberta que pode revolucionar o tratamento de transtornos alimentares, cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) identificaram um conjunto de células nervosas diretamente relacionadas à compulsão alimentar.

Localizadas na substância cinzenta periaquedutal, na base do cérebro, essas células, chamadas VGAT, usam o neurotransmissor GABA para regular a atividade neuronal. Estudos anteriores indicaram que a área periaquedutal é similar em humanos e ratos, sugerindo que a descoberta pode ter implicações importantes para o tratamento de transtornos alimentares em humanos.

A descoberta foi acidental. A equipe liderada por Avishek Adhikari, da UCLA, investigava os neurônios da substância cinzenta periaquedutal em relação à ansiedade. Ao ativar as células VGAT em camundongos, os cientistas observaram uma busca desenfreada por alimentos, mesmo em animais saciados. O contrário também aconteceu: animais famintos comeram menos quando as células VGAT foram inibidas.

“Acreditamos que a busca descontrolada por comida produz sensações positivas e prazerosas, de recompensa”, explica Fernando Reis, neurocientista brasileiro da UCLA e autor principal do estudo. Os camundongos se dispuseram a superar obstáculos para alcançar alimentos, demonstrando o ímpeto gerado pela ativação das células VGAT.

A optogenética, técnica que torna os neurônios sensíveis à luz, foi utilizada para estimular ou inibir as células VGAT. Sob a luz azul, os camundongos saciados perseguiram e devoraram insetos, evidenciando a mudança brutal de comportamento.

A pesquisa abre caminho para novas abordagens no tratamento de transtornos alimentares. “Nossos achados podem levar ao desenvolvimento de novas terapias para controlar a compulsão alimentar e a anorexia”, destaca Adhikari.

Estudos futuros investigarão a predileção por alimentos ricos em proteínas e açúcares quando as células VGAT são estimuladas. A descoberta abre um novo capítulo na compreensão dos mecanismos neurais por trás da compulsão alimentar e oferece esperança para o tratamento de milhões de pessoas que sofrem com transtornos alimentares.

Saúde

Inverno chegou: especialista do Hospital São Vicente dá dicas para se proteger

Dr. Eduardo, médico pneumologista do HSV, orienta população sobre cuidados com a chegada da nova estação

Published

on

Hospital São Vicente orienta população sobre cuidados no inverno
Tosses e espirros são, geralmente, os sintomas iniciais. Foto: Hospital São Vicente

Com a chegada do inverno, que teve início no dia 20 de junho, e a intensificação da baixa umidade no Estado de São Paulo, o Hospital São Vicente (HSV) alerta a população sobre a importância de medidas preventivas para evitar doenças respiratórias e outros problemas de saúde comuns na estação. Atenção aos sintomas, alerta especialista do Hospital São Vicente O…

Continue Reading

Saúde

Covid-19: entenda a nova estrutura de vacinação

Vacina integra Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde janeiro

Published

on

Vacina contra Covid-19
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde orienta que estados e municípios priorizem a imunização de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e grupos de risco, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas. Em maio, o governo brasileiro adquiriu 12,5 milhões de doses da vacina…

Continue Reading

Bem-estar

Treino de pernas: confira o guia completo com os melhores exercícios

O professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica, explica porquê treinar pernas, frequência ideal de treinos e dicas de exercícios. Saiba mais.

Published

on

Treino de pernas
Foto: Canva

"Negligenciar o treino de pernas é como construir uma casa sem alicerces", afirma o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica. Pular o treino de pernas é um erro comum, mas com consequências sérias. Mais do que definir músculos por motivo estético, fortalecer as pernas é crucial para a saúde geral, mobilidade e desempenho em diversas atividades. Neste guia, o…

Continue Reading

Saúde

Suplementação de ômega-3 em excesso pode aumentar o risco cardiovascular, sugere estudo

Pesquisadores apontam que o consumo exagerado dessa gordura aumenta a fibrilação atrial, que pode desencadear o AVC; o uso deve ser feito com prescrição médica 

Published

on

Mulher segurando cápsula de ômega 3
Uso de ômgea-3 deve ser feito com prescrição médica. Foto: Canva

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein Um trabalho publicado em maio no periódico científico BMJ Medicine levantou uma discussão sobre o consumo de suplementos de ômega-3 na proteção cardiovascular. Entre os achados, observou-se o elo entre o exagero nas doses de suplementação e o risco aumentado de fibrilação atrial – um tipo de arritmia cardíaca que pode desencadear o…

Continue Reading

Saúde

Saiba como é a legislação sobre aborto pelo mundo

Published

on

Protesto com placas sobre direitos reprodutivos e aborto; uma diz 'Criança não é mãe'. Legislação sobre aborto pelo mundo.
Manifestantes em defesa dos direitos reprodutivos destacam as complexidades da legislação sobre aborto ao redor do mundo. - Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Descubra como a legislação sobre aborto varia pelo mundo. Saiba onde o aborto é permitido, os limites gestacionais e as condições específicas em diferentes países, incluindo o Brasil. Em muitos países, a legalidade do aborto varia significativamente, desde permissões amplas mediante solicitação da gestante até proibições totais. Este artigo detalha como diferentes nações regulam o aborto, os limites gestacionais permitidos…

Continue Reading
Advertisement