Por ano, 20 mil pacientes passam por atendimento odontológico no PA Central
Connect with us

Saúde

Por ano, 20 mil pacientes passam por atendimento odontológico no PA Central

Prevenção é reforçada com ações durante o ano, como a que acontece no próximo sábado

Published

on

Dra. Ada trabalha no Pronto Atendimento odontológico do HSV há mais de 30 anos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

No Pronto Atendimento Central de Jundiaí, mais de 1.600 pacientes são atendidos por mês pela equipe de 16 profissionais, coordenada pelo Dr. José Antonio Kachan Junior. Por ano, 20 mil atendimentos são contabilizados.

Dra. Ada Maria Fossen é dentista e atua há mais de 30 anos no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Ela explica que o trabalho do Pronto Atendimento, que funciona 24 horas por dia, é muito diferente de uma consulta eletiva. “No consultório o paciente tem horário marcado e geralmente é realizado um tratamento do início ao fim, a fim de reabilitar a saúde bucal. Já no Pronto Socorro, são casos bem críticos, como traumas que exigem um atendimento imediato para a solução. Nunca sabemos o que irá chegar”, conta. Dentre essas ocorrências, além de politraumas, o atendimento é feito em casos de abscessos (acúmulo de pus) em dente ou gengivas, extrações emergências e tratamento de dores.

Os piores casos, segundo a Dra. Ada, são infecções bucais causadas pela presença de larvas e moscas em pacientes com paralisia cerebral. “Infelizmente esses pacientes não têm o reflexo de espantar uma mosca e o problema acaba se manifestando”, conta ela.

A dentista explica ainda que existe uma falta de conscientização da importância dos dentes. Manter cada dente saudável e bem cuidado é essencial, inclusive os de leite, uma vez que eles guardam o espaço para os dentes permanentes.

Não abrir mão de uma boa higienização bucal, escovando os dentes e a língua e utilizando o fio dental, examinar frequentemente se há algo diferente na boca ou na língua, como manchas e até um caroço no rosto que possa ter relação com os dentes são orientações importantes dadas pela dentista.

Sobre a alimentação, doces são permitidos, mas merecem cuidados redobrados. “Pode comer doce, mas o importante é que logo em seguida seja feita a higienização. Em 2 ou 3 minutos, já se começa a fermentação e a formação de placa”, explica.

Atendimento gratuito

A ação “Sorria para a Vida – Prevenção ao câncer bucal e HPV” acontece neste sábado (05), das 9h às 17h.  Uma equipe de dentistas estará na Praça Governador Pedro de Toledo, atendendo a população gratuitamente em duas Odontovan, veículo equipado com consultório dentário.

A iniciativa tem o apoio do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e de outras instituições, como Prefeitura Municipal de Jundiaí, Conselho Regional de Odontologia, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e Uniodonto.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Bem-estar

Descubra o poder dos exercícios no combate à dor no ciático

O professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, recomenda exercícios de fortalecimento e alongamentos para alívio da dor no ciático. Confira.

Published

on

Dor no ciático
Foto: Canva

A "dor no ciático" - também conhecida como ciatalgia - é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés. Felizmente, além de tratamentos médicos…

Continue Reading

Bem-estar

Proteína: 7 perguntas e respostas para garantir um consumo adequado

Diante da maior oferta de produtos enriquecidos com o nutriente, veja quais são os riscos de exceder na quantidade ingerida diariamente.

Artigo por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein.

Published

on

Mulher preparando bebida de proteína
Foto: Canva

Passeie pelos corredores de um supermercado e certamente verá uma grande variedade de alimentos com alto teor de proteína. Do iogurte ao suco, passando por biscoitos, pães, salgadinhos de ervilhas e afins, há diversas opções disponíveis para aqueles que buscam praticidade aliada à promessa de um bom aporte proteico. Na última década, o mercado brasileiro vem observando uma oferta cada…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading