Atitude proativa da população identifica 15º morcego com raiva em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Atitude proativa da população identifica 15º morcego com raiva em Jundiaí

Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva. Em 2023, até o momento, foram registrados 15 casos.

Publicado

em

Atualizado há

Morcego com raiva em Jundiaí
A equipe da VISAM faz a retirada e encaminhamento do animal para diagnóstico. Confira as orientações. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (22), a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou mais um morcego positivo para a raiva na cidade. Assim, além de retirar o animal, a equipe reforçou as orientações na região do bairro Água Doce. De acordo com a VISAM, esse é o décimo quinto caso de morcego com raiva do ano. Em 2022, Jundiaí registrou três casos.

“A partir da atitude proativa da população, que entrou em contato conosco e comunicou a ocorrência, fizemos o recolhimento do morcego, com encaminhamento para exame diagnóstico. Também foram tomadas as medidas preconizadas dentro do programa de prevenção da raiva. É fundamental que a população esteja sempre ciente sobre os procedimentos”, informa o coordenador do órgão, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Além das orientações aos munícipes da localidade, a equipe realizou a busca de sinais de colônias desses animais nas regiões próximas. Não houve contactantes com o caso. A VISAM ainda aguarda a confirmação sobre a espécie.

Orientações

No caso de identificação de um morcego em situações não usuais – como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão – a orientação é contatar imediatamente o órgão, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350. Dessa forma, os técnicos podem retirar o animal de forma segura.

Além disso, havendo a possibilidade, deve-se isolar o cômodo em que o animal está e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa. Tanto o recolhimento como o diagnóstico desses morcegos integram as atividades do Programa Municipal de Vigilância da Raiva.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos animais. A VISAM disponibiliza o imunizante gratuitamente, a partir de agendamento telefônico.

Os morcegos são animais protegidos por lei, considerados úteis ao homem e à natureza, e precisam ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Saúde Pública

Jundiaí fecha o cerco contra criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Por

Agentes de saúde fazendo vistoria em casas na cidade de Jundiaí
Ação de vistoria nas casas e estabelecimentos segue nos próximos dias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Agentes comunitários de saúde, sob coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estiveram nas ruas, durante todo o dia deste sábado (02), para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, que além da dengue, também transmite a zika e a chikungunya. Foram percorridos 14 quarteirões na Vila…

Continuar lendo

Saúde Pública

Não será feita vacinação em massa contra dengue este ano, diz ministra da Saúde

Ainda segundo Nísia Trindade, o governo discute alternativas para ampliar a oferta da vacina contra a doença.

Publicado

em

Por

Ministra da Saúde, Nísia Trindade
Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (1º), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que "não será possível fazer vacinação em massa" contra a dengue ainda neste ano. De acordo com a ministra, a vacina Qdenga, que está sendo aplicada no momento, é uma "esperança". No entanto, é necessário reaplicar o imunizante em 3 meses. "Para esse momento, independentemente do número de doses, as…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registrou 4 mortes por Covid-19 em 2024

As quatro pessoas eram idosos que não tinham se vacinado ou que não estavam com o quadro vacinal completo.

Publicado

em

Por

teste-ou-exame-covid-19
A cidade registrou 324 casos e quatro mortes por Covid em 2024 (Foto: Drazen Zigic/Freepik)

Nos primeiros meses de 2024, Jundiaí confirmou quatro mortes em decorrência do coronavírus. Esta segunda-feira (26), marcou quatro anos do primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil, em 26 de fevereiro de 2020. Só neste ano, Jundiaí registrou 324 casos e quatro mortes por Covid-19 em 2024. De acordo com dados da prefeitura, os óbitos são de idosos, acima de 60…

Continuar lendo

Saúde Pública

Região Metropolitana de Jundiaí realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta (23)

Somadas, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu ultrapassam os 840 casos confirmados da doença.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (23), os sete municípios da Região Metropolitana de Jundiaí realizam o Dia D de Combate à Dengue. A mobilização foi uma das estratégias pactuadas pelos prefeitos e gestores de saúde da RMJ, com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII). “O cenário é de alerta e não podemos perder vidas em razão da dengue e, também,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí lança Plano Municipal de enfrentamento da dengue

Publicado

em

Por

Equipe de combate a dengue visitando casas em Jundiaí
A conscientização da população é uma das medidas previstas no documento (Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí lançou nesta semana o Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025. O documento, que está disponível no site, apresenta uma série de medidas e protocolos adotados para o enfrentamento e a prevenção da dengue e, também, das arboviroses zika e chikungunya, doenças que podem se agravar e levar à morte. “Desde o primeiro alerta de possível epidemia, o Município ampliou…

Continuar lendo
Publicidade