Jundiaí adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público foca na retomada de índices seguros de cobertura vacinal no país.

Published

on

Atualizado há

Municípios da Região de Jundiaí se unem ao Conselho Nacional do Ministério Público para alavancar vacinação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Jundiaí aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) atua na retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal no país. O prefeito Luiz Fernando Machado assinou o termo de adesão em solenidade no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Participaram da solenidade o presidente da Comissão de Saúde e Conselheiro Nacional do Ministério Público, promotor de Justiça Jayme Martins de Oliveira; representantes dos sete Municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de Itatiba; e do vereador Edicarlos Vieira, membro da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência da Câmara Municipal.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e está empenhada para estimular a população a continuar erradicando doenças que podem deixar marcas, comprometendo o desenvolvimento de uma vida, e até matar. Não é normal, assistirmos a volta do sarampo, por exemplo. O Município e toda a região se unem a esse projeto de conscientização para reverter esse cenário preocupante. É fundamental zelarmos juntos pelas nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Baixa cobertura vacinal

De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde 2015, o país registra quedas na cobertura vacinal de imunizantes usados há décadas, como a rubéola, a coqueluche e a difteria. Neste ano, por exemplo, a vacinação infantil em geral não chega 50% na maioria dos casos, bem abaixo da meta preconizada, de 95% do público-alvo. Uma das preocupações é com a paralisia infantil (poliomielite). A doença está erradicada, mas com risco de ser reintroduzida no Brasil, como ocorreu em países como os Estados Unidos e Israel.

Em Jundiaí, em 2022, das vacinas para menores de um ano de idade, com exceção da BCG, aplicada nas maternidades, nenhuma atingiu o patamar preconizado. No caso das imunizações destinadas à maiores de um ano, nenhuma chegou ao índice ideal. Apenas na população de 4 anos, as coberturas foram alcançadas, com exceção da vacina varicela que ficou com 83,35%. Neste ano, apenas a BCG está com a cobertura ideal.

Pacto nacional

“O esforço precisa ser coletivo e o nosso objetivo não é forçar, mas conscientizar. Esse é um projeto de fraternidade, sendo essencial que essa mobilização seja permanente para que possamos avançar e não tenhamos mais retrocesso. Resistência sempre existiu. Oswaldo Cruz enfrentou. Juntos, vamos trabalhar e reverter esse quadro. Já temos a adesão de 13 estados, três municípios, times de futebol e entidades da sociedade civil. Em Jundiaí, pela primeira vez, realizamos a adesão conjunta de uma região metropolitana, o que é de extrema importância”, comentou o promotor Oliveira.

A partir do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, lançado em novembro de 2022, as autoridades da RMJ e a FMJ, que também aderiu, se comprometem a trabalhar de forma coordenada para aumentar as coberturas vacinais. O acordo prevê, entre as ações, a realização de campanhas de comunicação social, para fomentar com que a população busque as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Também participaram da solenidade os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, da Casa Civil, Gustavo Maryssael, e de Promoção da Saúde, Tiago Texera; os prefeitos de Louveira, Estanislau Steck, e de Várzea Paulista, Rodolfo Braga; o diretor da FMJ, Evaldo Marchi; secretários de saúde e vereadores da RMJ e de Itatiba, além de membros do Rotary jundiaiense, da 33ª Subseção da OAB e de instituições de ensino.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement