Aparelhos portáteis e modernos ampliam capacidade de diagnóstico do Hospital São Vicente
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Aparelhos portáteis e modernos ampliam capacidade de diagnóstico do Hospital São Vicente

Uma parceria do Hospital São Vicente com a Rede Tauste Supermercados possibilitou a aquisição de novos aparelhos de raios-X para a unidade.

Publicado

em

Atualizado há

Equipe do HSV recebe os aparelhos de raios-X doados pela Rede Tauste (Foto: Hospital São Vicente de Paulo)

O Hospital São Vicente de Paulo, de Jundiaí, recebeu quatro aparelhos portáteis de radiografia (raios-X) da marca CDK e duas macas STRYKER. Assim, os recursos possibilitam a modernização e efetivação de equipamentos já disponíveis na unidade. As novoas aquisições promovem uma atuação mais segura e confortável para profissionais da saúde e pacientes. O investimento na substituição dos aparelhos foi da ordem de R$ 320 mil, graças à parceria com a Rede Tauste Supermercados.

Foto: Hospital São Vicente de Paulo

“O São Vicente é uma entidade de credibilidade e com uma diretoria séria, que presta serviços relevantes para a população, o que nos dá a certeza de que esse recurso e atendimento chegará nas pontas, para quem realmente precisa”, conta o diretor de ação social da Rede Tauste de Supermercados, Guilherme Rodrigues da Cunha. “Essas ações são viabilizadas pelo Tauste Social, que mantém programas permanentes voltados à população mais carente e que geram relevante impacto social nas cidades onde possuímos as lojas da rede. Nosso objetivo é devolver para a comunidade tudo o que ela também nos dá, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Somos parceiros em todos os sentidos e ajudaremos sempre. Temos um carinho especial pelo Hospital”, ressalta.

Nova tecnologia

De acordo com Alcir Giorgiani, responsável pela engenharia clínica do Hospital, com foco na mobilidade e ergonomia, os novos aparelhos de raio-x têm benefícios diversos. “São equipamentos muito versáteis. O prédio do HSV é centenário e possui uma dinâmica horizontal, até pela questão da acessibilidade também. São muitas rampas e níveis diferentes, por isso o ato de movimentar o equipamento deve ser facilitado para os profissionais. Além de ser possível realizar o exame de imagem à beira leito, sem a necessidade de locomoção do paciente debilitado. Ainda dentro do campo da ergonomia, os novos aparelhos são mais leves e práticos, possibilitando até a dobra do mesmo para transporte de uma unidade para outra”. 

Foto: Hospital São Vicente de Paulo

Além disso, o engenheiro também chama a atenção para a tecnologia disponível nos dispositivos. Essa tecnologia compõe o processo de transformação digital e modernização da Instituição. “Partindo de uma visão mais técnica, o controle e ajuste das funções é todo digital, com painel touch screen e técnicas pré-programadas, o que torna o procedimento padronizado para cada um dos casos, seja em crianças ou adultos”, ressalta Giorgiani.  

“Pelo fato de ser portátil, pela menor exposição do paciente e pelo menor esforço do técnico, o recurso diminui o risco”, explica o técnico em radiologia, Robson da Silva. “Também acredito que esse ganho traz uma identidade visual melhor, já que a Instituição está mais moderna e buscando essa transformação. Nossa maior conquista é a oferta de um serviço de excelência para os usuários.”

Alto Padrão

A Instituição conta ainda com outras tecnologias avançadas para o diagnóstico e monitoramento de patologias e lesões. São exemplos: a radiologia computadorizada (CR) e mais recentemente a radiologia digital (DR), 100% digital no aspecto de aquisição de imagens. Segundo o HSV, o hospital utiliza os recursos em aparelhos comuns de raios-X, modernizando até os processos mais tradicionais.

A imagem radiológica é semelhante a uma foto e o flash à alta energia, neste caso, a radiação. O sensor da câmera seria a placa, o DR. Com este recurso, durante o exame, a imagem radiológica é captada e transmitida via Wi-Fi para um modem localizado na sala. Essa imagem é conduzida para uma CPU, pela qual o técnico consegue ter acesso à imagem em tempo real, sem sair da cabine de comando. Se precisar fazer algum ajuste, o profissional consegue realizá-lo na hora. Atualmente, a Instituição conta com cinco placas DR. 

De acordo com o superintendente do HSV, Matheus Gomes, os novos aparelhos complementam o alto padrão de assistência ofertado pelo serviço. “O valor do investimento é de R$ 600 mil, diluído em cinco anos. Esses investimentos foram viabilizados por meio de uma economia de redução com a manutenção do modelo antigo, dos equipamentos de raios-X e através de parceria com a empresa Konimagem, pela qual criamos um plano de investimento de 60 meses e substituímos o valor da manutenção por investimento. Esses aparelhos dão vazão ao volume de exames e torna o processo muito mais ágil”.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade