Jundiaí teve mais de 4,8 mil casos notificados de dengue em 2023
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí teve mais de 4,8 mil casos notificados de dengue em 2023

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, as áreas com maior risco são: Ponte São João, Caxambu, Vila Nambi, Vila Hortolândia, Vila Municipal e Centro.

Published

on

Atualizado há

mosquito da dengue
Além dos casos de dengue, a cidade registrou quatro diagnóstico de chikungunya. Veja como reforçar as medidas de prevenção (Foto: Canva)

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a cidade registrou 4.829 casos notificados de dengue. Destes, 1.083 foram confirmados, 919 contraídos na cidade e 164 “importados”. Vinte e dois casos ainda aguardam resultado.

Durante o ano, uma força tarefa composta pela Vigilância em Saúde Ambiental e soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Jundiaí percorrem a cidade para uma ação de combate ao mosquito transmissor. Além de verificar possíveis criadouros em residências e comércios, as equipes orientam moradores sobre os cuidados necessários para combater o vetor transmissor das arboviroses.

Segundo a gestão, as regiões com maior risco em Jundiaí são: Ponte São João, Caxambu, Vila Nambi, Vila Hortolândia, Vila Municipal e Centro. As autoridades de saúde pública destacam que é importante reforçar as medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Confira as dicas de prevenção às arboviroses

  • Não deixe lixo espalhado no seu quintal
  • Tampe os vasos sanitários e caixas d’água
  • Limpe as piscinas, mesmo sem uso
  • Mantenha as calhas limpas
  • Não deixe lonas jogadas
  • Atenção a pneus, potes de animais, ralos, pratinhos e vasos de plantas, evitando água parada
  • Invista em repelentes eficientes na proteção contra o mosquito Aedes aegypti

Além disso, Jundiaí lançou o painel de metadados das arboviroses. Assim, a cidade divulga indicadores de casos (positivos, negativos e em análise) de dengue, zika e chikungunya.

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Profissional de saúde preparando seringa para vacinação contra a dengue em Jundiaí.
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading

Saúde Pública

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí tem grande adesão

Postos de vacinação registraram grande adesão da população, destacando a importância da imunização infantil.

Published

on

Profissional de saúde administra vacina oral contra poliomielite em uma criança, enquanto outras famílias aguardam na clínica.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí, realizado neste sábado (8), registrou um movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quatro postos atenderam ao público ao longo de todo o dia, oferecendo a vacina para menores de 5 anos e realizando a atualização das carteirinhas de vacinação. Depoimentos emocionantes reforçam a importância da…

Continue Reading

Saúde Pública

Covid-19: Jundiaí desmente fake news sobre vacinação em escolas

A informação de que a Prefeitura de Jundiaí aplicaria vacina contra a Covid-19 em crianças sem a autorização dos pais tem circulado nas redes sociais. A informação não é verdadeira. Confira.

Published

on

Profissional da saúde aplicando vacina em criança no colo da mãe em Jundiaí
Prefeitura de Jundiaí desmente fake news sobre vacinação contra Covid-19 em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí se manifestou para esclarecer informações falsas que estão circulando em grupos de mensagens sobre vacinação contra Covid-19 em escolas. De acordo com a gestão, há um áudio circulando com fake news. A mensagem diz que equipes de saúde aplicarão a vacinação contra a Covid-19 em unidades escolares de Jundiaí sem autorização dos pais e/ou responsáveis, utilizando…

Continue Reading

Saúde Pública

Combate à dengue em Jundiaí: Duas UBSs abertas neste sábado para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade podem buscar atendimento para sintomas leves e moderados das 8h às 17h neste sábado.

Published

on

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Unidades de Saúde Jardim do Lago e Tamoio abertas no sábado para atendimento de casos leves e moderados de dengue em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em sua luta contínua contra a dengue, anuncia a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (8) para atendimento exclusivo de casos suspeitos da doença. A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, fundamentais para conter o avanço da dengue em Jundiaí. Unidades de Saúde participantes e horário de atendimento…

Continue Reading

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente busca certificação para integrar serviços de urgência e emergência

A iniciativa inédita, junto da Prefeitura de Jundiaí, busca integrar os serviços de Prontos Atendimentos, o SAMU, ambulatórios e UBSs sob selo de qualidade nacional.

Published

on

Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí buscam certificação em rede (Foto: HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de…

Continue Reading