
A Clínica da Família do Novo Horizonte conta com farmácia descentralizada que oferta, além dos medicamentos do serviço de Atenção Básica, remédios com controle especial. A medida tem por objetivo facilitar o acesso ao tratamento para a população que mora distante (17 quilômetros) do Centro de Jundiaí.
O modelo de descentralização da medicação também será aplicado na Clínica da Família Vila Hortolândia, que será implantada pela Prefeitura de Jundiaí.
Por dia, passam pela Farmácia da Clínica da Família do Novo Horizonte até 500 pessoas em busca de medicamentos. Desse total, cerca de 10% são usuários que utilizam medicações psicotrópicas, além de insumos e remédios para o diabetes. Em termos comparativos, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de grande porte atendem a uma média de 350 pessoas diariamente. Já o atendimento realizado pela assistência farmacêutica na Farmácia Central (localizada na rua Marechal Deodoro da Fonseca), diariamente, é de 360 pessoas, em média.
“Investir em saúde também engloba adotar medidas que favoreçam a população para a adesão ao tratamento, como a oferta da medicação controlada próximo da residência. A Clínica da Família do Novo Horizonte, que funciona até as 20h, com adequação de horário conforme o serviço prestado, para facilitar esse acesso da população. O mesmo sistema será adotado na Vila Hortolândia, que também terá uma Clínica da Família”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a descentralização da entrega, assim como a disponibilização da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) no site da Prefeitura de Jundiaí, no APP Jundiaí e na própria UBS são medidas adotadas para facilitar o acesso da população ao tratamento. “São ações simples, que facilitam o cotidiano do usuário. Reduzimos o deslocamento da parcela da população da região Oeste que faz uso deste tipo de medicação, trazendo o produto para próximo da residência. Isso é humanização”, ressalta.
LEIA TAMBÉM:
Crianças têm acesso a grupo de estimulação motora na Clínica da Família
Jundiaí vence prêmio nacional com programa Clínica da Família
Murilo Antonio dos Reis, 68 anos, é morador no Almerinda Chaves. Periodicamente ele passa pela Clínica da Família do Novo Horizonte para buscar as medicações para a hipertensão que trata há alguns anos. A ‘passada’ também garante a recepção das medicações para a esposa, que é diabética. “São tantos remédios que tenho que usar uma sacola para levar para casa. Ainda bem que a dispensação está próxima de casa. Ficou muito mais fácil para nós”, explica o aposentado.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com dispensário para a entrega de 192 medicações de uso contínuo ou eventual, para o tratamento da população. Já a Clínica da Família oferece outros 34 medicamentos de controle especial Farmácia Central.