Crianças têm acesso a grupo de estimulação motora na Clínica da Família
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Crianças têm acesso a grupo de estimulação motora na Clínica da Família

Grupo desenvolvido na Clínica da Família recebe crianças encaminhadas a partir da necessidade de desenvolvimento motor e cognitivo

Publicado

em

Crianças têm acesso a grupo de estimulação motora na Clínica da Família
Com 10 vagas, a turma iniciou as atividades há dois meses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Estimular o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças a partir do universo lúdico é o objetivo de grupo de terapia da Clínica da Família do Novo Horizonte.

Com 10 vagas, a turma iniciou as atividades há dois meses e já recebe o retorno das famílias sobre as sensíveis melhorias identificadas no comportamento das crianças entre 9 e 14 anos.

O projeto é aberto para novos usuários a qualquer momento, desde que encaminhados pelas equipes para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

A intenção é ampliar o serviço com novo grupo destinado especificamente para crianças na primeiríssima infância (até os 3 anos), com a participação dos pais e ou responsáveis para que as atividades lúdicas sejam replicadas em ambiente doméstico, intensificando os resultados.

Com brincadeiras que envolvem não somente o corpo como a mente, de forma colorida e desafiadora, as crianças se empenham em correr por entre obstáculos, desenhar figuras geométricas e seguir o percurso estabelecido para a tarde de quinta-feira (27), no espaço externo da antiga UBS Novo Horizonte.

Para a terapeuta ocupacional, Gabriela Tripicchio Gonçalves, o Grupo de Estimulação Infantil promove o desenvolvimento motor e cognitivo.

“As atividades são direcionadas para o atendimento em saúde de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, questões neurológicas e/ou falta de estímulo. O modelo estabelecido engloba avaliações individuais, orientação aos pais e também às escolas para o desenvolvimento de técnicas para estimulação”, explica a terapeuta, lembrando que o grupo poderá receber novos integrantes conforme o encaminhamento médico da equipe da Clínica da Família e com a disponibilidade de vagas.

LEIA MAIS

Jundiaí amplia parceria com SESI para Programa Atleta do Futuro

Jovem vence síndrome rara e recebe homenagem na Câmara de Jundiaí

João Vítor de Souza Caetano, 10 anos, foi diagnosticado com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Sua mãe, Bruna Cristina Amorim de Souza precisou deixar o emprego para cuidar do filho, já que o garoto não se adaptava às cuidadoras.

“Ele não comia quando estava com elas. Dizia que as louças estavam sujas. Ele até brincava, mas quando se sujava, já queria trocar de roupa e tomar banho”, comenta a mãe, que hoje já visualiza avanços. “Hoje ele senta no chão para brincar. O grupo tem proporcionado mudanças positivas”, detalha.

O menino reconhece que evoluiu. “Eu vejo minha avó sempre limpando as coisas, e isso me influenciou. Eu ia andar a cavalo na casa do meu tio e, quando a roupa pegava poeira já queria trocar, mas ia voltar a andar a cavalo. Ia me sujar novamente. Agora entendo que vou brincar e me sujar. E isso é natural”, explica.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade