Cuidados simples previnem o aparecimento de animais trazidos pela chuva e clima úmido
Connect with us

Saúde Pública

Cuidados simples previnem o aparecimento de animais trazidos pela chuva e clima úmido

Veja como prevenir o aparecimento de baratas, escorpiões, ratos, o mosquito Aedes aegypti, e mais.

Published

on

Atualizado há

Pessoa fechando lata da lixo
Confira como cuidar de sua casa e família neste período do ano (Foto: )

Temperaturas elevadas, chuva e clima úmido são condições para a proliferação de animais sinantrópicos, como baratas, escorpiões, ratos e também do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses (dengue, zika, chickungunya). Dessa forma, os moradores devem redobrar a atenção com as medidas de prevenção neste período.

Alguns desses animais podem trazer riscos conhecidos à saúde. Os escorpiões são venenosos e podem resultar em acidentes graves, principalmente com crianças, idosos, pessoas imunocomprometidas e animais de estimação. Os ratos, quando contaminados, são transmissores da leptospirose, enquanto as baratas podem transportar mecanicamente alguns microorganismos nocivos às pessoas.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Luis Gustavo Grijota, nesta época pessoas viajam e deixam as casas vazias e sem cuidados. A orientação é manter os ambientes limpos, sem objetos que acumulem água e sirvam de abrigo para esses animais e descartar o lixo corretamente.

“Uma simples tampinha jogada no quintal pode virar um criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O lixo atrai baratas, que são alimentos de escorpiões”, explica Luis Gustavo.

Além disso, há mais medidas preventivas como:

  • Eliminar as vias de acesso desses animais ao interior das casas;
  • Manter ralos fechados ou com telas;
  • Vedar vãos de portas e janelas, conduítes de fiação elétrica e telefônica, tomadas e interruptores, caixas de inspeção de esgoto, caixas de passagem de águas pluviais e caixa de gordura.

“Os espaços externos às casas, como os quintais, devem ser mantidos sempre limpos e organizados, com grama aparada e sem acúmulo de inservíveis e entulho de construção”, acrescenta.

Saúde Pública

Infestação de mosquitos da dengue em Jundiaí mobiliza equipes; mais de 3 mil imóveis serão vistoriados

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental localizaram 16 amostras de larvas do mosquisto da dengue em residências de Jundiaí.

Published

on

Vistoria de dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti em residências da cidade. O mosquito é transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra Covid-19 retorna em quatro unidades de saúde de Jundiaí

Município aplicou 3.598 doses da vacina Spikevax em crianças de até 5 anos, com meta de 22.705 imunizações.

Published

on

Criança recebendo vacina contra Covid-19 em UBS de Jundiaí
Vacinação está disponível a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) recebeu uma nova remessa com 200 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Diante da quantidade limitada, a UGPS centralizou a aplicação em quatro equipamentos de saúde: Clínica da Família 1 – Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540; Clínica da Família Hortolândia – Rua Campinas, 58;…

Continue Reading

Saúde Pública

Hospital São Vicente de Paulo em Jundiaí amplia estrutura e atendimento para os bairros

Published

on

Entrada do Novo Hospital São Vicente em Jundiaí, com fachada moderna, jardim e estátua, sob céu azul e palmeira ao lado.
A qualidade no atendimento e a tecnologia implantadas fazem do São Vicente referência nacional - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O centenário Hospital São Vicente de Paulo (HSV), localizado no coração de Jundiaí, é carinhosamente conhecido pela população e trabalhadores como uma "mãe", pois acolhe todos os que precisam. Com base neste conceito de humanização, a instituição celebra seus 122 anos com uma estrutura renovada – mais de 200 reformas já foram realizadas – e com um aumento expressivo na…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo