Em 2021, Jundiaí registrou mais de 200 casos de dengue em munícipes
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Em 2021, Jundiaí registrou mais de 200 casos de dengue em munícipes

A ação de monitoramento e prevenção dos casos segue em diversos bairros da cidade.

Publicado

em

Atualizado há

mosquito da dengue pousado em pele
Em 2021, mais de 200 casos positivos de dengue foram registrados em Jundiaí (Foto: Reprodução)

Agentes da Zoonoses seguem por Jundiaí, realizando pesquisas de campo e monitorando moradores sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Conversando com a população, a equipe de fiscalização rastreia novos casos de arboviroses, como dengue, zika, chikungunya ou febre amarela na cidade.

Essa ação permite o monitoramento de aumento de diagnósticos da situação epidemiológica de Jundiaí. De acordo com a Prefeitura, mosquitos Aedes aegytpi com o vírus da dengue estão em circulação na cidade. Por isso, é importante que os jundiaienses mantenham a residência livre de recipientes e objetos que possam acumular água, como medida principal no combate às arboviroses.

De acordo com a biomédica da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), Ana Lúcia de Castro, a busca ativa faz parte das ações do setor de Promoção de Saúde para o enfrentamento das doenças. “A cada estágio da ocorrência de arboviroses, são desencadeadas ações diferentes, com focos na prevenção à saúde da coletividade. A busca ativa é iniciada a partir da positividade do caso da doença e ocorre em raio no entorno da residência da pessoa positiva, conversando com as pessoas em busca de mais possíveis casos que não tenham acionado os serviços de Saúde. Assim promovemos a identificação de novos casos e desencadeamos ações de bloqueio”, detalha.

Na presença de sintomas, como febre, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas pela pele e perda de apetite, é importante buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade.

Diagnóstico positivo

Um dos casos identificados durante o trabalho de monitoramento foi a moradora da região da Vila Comercial, Luciana Martiniano (50). Ela conta que começou a se sentir mal no mesmo tempo em que começaram a surgir casos de dengue na rua em que mora. “Com a visitação deles e a orientação, tive a confirmação da doença fazendo exame no hospital. Fiquei muito ruim e não desejo isso para ninguém”, comenta a dona de casa. No mesmo período, mais sete integrantes da família foram diagnosticados também.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, publicado nesta quinta-feira (13), Jundiaí registrou, só em 2021, 222 casos positivos de dengue, sendo 176 autóctones e 46 importados. Outros 55 aguardam resultados.

As áreas com maior registro de casos permanecem sendo Vila Comercial e Jardim Florestal. Demais bairros com registro de casos estão no radar das equipes de busca ativa.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade