Hospital São Vicente realizou 700 cirurgias em dezembro de 2022
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente realizou 700 cirurgias em dezembro de 2022

Das 700 cirurgias realizadas no último mês de 2022, 447 foram de urgência e 253 eletivas.

Publicado

em

Atualizado há

Médicos durante cirurgia
Em dezembro, o Centro Cirúrgico do HSV realizou mais de 23 cirurgias por dia (Foto: Hospital São Vicente)

No mês de dezembro o Hospital São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí, atingiu um importante marco para a saúde em nossa região. Ao todo, a unidade realizou 700 cirurgias, apenas 10 a menos que o recorde do hospital, alcançado em outubro de 2019, pré-pandemia.

“Isso demonstra o grande empenho e capacidade operacional do Hospital São Vicente. Hoje, todos os esforços são no sentido de atingir patamares similares aos números de cirurgias realizadas antes da pandemia”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes. “O que exige planejamento, estratégia, empenho das equipes envolvidas e principalmente apoio da gestão municipal, temos que unir forças para melhorar cada vez mais os resultados, o acolhimento, a agilidade e, principalmente, a eficiência de nossos equipamentos de saúde”.

Atualmente o HSV realiza 24 mil atendimentos ao mês. Assim, o hospital se consolida referência em alta complexidade para 900 mil habitantes em cardiologia, oncologia, traumato-ortopedia, neurocirurgia, urgências e emergências. Das 700 cirurgias realizadas no último mês de 2022, 447 foram de urgência e 253 eletivas.

Histórico de sucesso

O Centro Cirúrgico do HSV tem oito salas com estrutura para funcionamento simultâneo. Em alguns momentos mais críticos da pandemia, até mesmo esta infraestrutura foi necessária para a assistência aos pacientes não cirúrgicos. Mesmo assim, o hospital continua realizando os procedimentos eletivos. Para efeito de comparação, no ano de 2019 a unidade realizou, em média, 608 cirurgias ao mês. No ano seguinte, início da pandemia, a média ficou em 432. E em 2021, chegou a 393. Em 2022, especialmente no segundo semestre os números começaram a crescer e o ano fechou com média de 556 cirurgias mensais.

No mês de dezembro, com a realização de 700 cirurgias, o HSV superou em 40% a meta de cirurgias pactuadas para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso demonstra a grande capacidade operacional do HSV, decorrente especialmente de investimentos em equipamentos dos últimos cinco anos e nas técnicas de gestão estratégica, adotadas pela instituição com foco na otimização de recursos e capacitação multiprofissional.

Dentre as 15 especialidades cirúrgicas atendidas pelo HSV, ortopedia é a que teve a maior taxa de realizações de cirurgias no decorrer do ano, representa 32,8% do total de cirurgias. Em seguida estão as cirurgias gerais (vesícula, úlcera, hérnia entre outras), com 20,2%; e em terceiro as cirurgias de urologia, com 8,5%.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade