Jundiaí segue mobilizada para atualizar carteiras de vacinação da população
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí segue mobilizada para atualizar carteiras de vacinação da população

As 17 vacinas da rotina, as doses contra Covid-19 e a vacina contra gripe estão disponíveis nas unidades de saúde de Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

Vacinação em Jundiaí
A Vigilância Epidemiológica mostra que desde o início da campanha foram aplicadas 3.809 doses de vacinas no público alvo da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A mobilização de vacinação em Jundiaí visa aumentar a cobertura vacinal, atualizando as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes na cidade. A campanha acaba na terça-feira (31). De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde 2015, o cenário é preocupante e muitas vacinas estão abaixo da cobertura preconizada, de 95%.

Rosa Gomes de Oliveira, de 69 anos, foi uma das crianças acometidas pela paralisia infantil (Poliomielite). A doença prestes a voltar tem vacina disponível na Campanha Nacional de Multivacinação. “É muito ruim saber que as crianças não estão sendo vacinadas. Eu não consigo acreditar”, comentou Rosa.

“Eu era bem pequena, tinha o pé torno e não pisava direito. Morávamos em outra cidade e com uns 5 anos, minha mãe me levou ao médico, que disse que eu entortava o pé para chamar a atenção, pois eu era a filha mais velha. Eu chorava e me escondia no banheiro para arrumar e doía muito. Eu não aceitava aquele defeito e ficava magoada quando as pessoas falavam. Por causa isso, eu nunca brinquei e preferia fazer os serviços de casa para mostrar que eu servia para alguma coisa”, lembrou.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O diagnóstico de Poliomielite veio apenas aos 29 anos, quando Rosa perdeu os movimentos das pernas enquanto trabalhava. Na sequência, vieram as cirurgias e a fisioterapia. “Era paralisia infantil continuada e eu não sabia. Voltei a andar, mas toda a vida, eu puxei a perna. Agora, preciso de apoio para não cair”. Antes da vacinação em massa, em 1980, o mundo apresentava cerca de 500 mil casos de Pólio por ano, ou seja, eram 500 mil crianças com a doença.

Baixa procura

A campanha reduziu o risco e erradicou a paralisia infantil no Brasil, sem casos registrados casos desde 1989. Mas, atualmente, o país está em alerta e prevendo um caso a qualquer momento. “Com a baixa procura pela imunização, o risco é grande de a doença voltar. Já temos registro em países como os Estados Unidos. Se não vacinarmos, poderemos ter novas histórias como a de Rosa e de tantos outros. Cheias de sofrimentos e com limitações impostas por doenças que têm vacina e podem ser prevenidas”, destaca o gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera.

“O vírus estão circulando: o da Pólio, o do Sarampo, entre tantos outros. Os pais e responsáveis precisam manter as carteiras de vacinação das crianças atualizadas. São doenças que podem deixar sequelas e até matar. O esforço precisa ser coletivo”, acrescenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Pontos de vacinação em Jundiaí

Jundiaí disponibiliza as 17 vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, além das doses contra Covid-19 e Influenza (gripe), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família. A população pode buscar a imunização durante a semana, no horário das salas de vacinação dos equipamentos.

De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica, desde o início da campanha Jundiaí ampliou 3.809 doses de vacinas no público alvo, sendo 1.411 em menores de um ano de idade, 1.225 em crianças de 1 a 4 anos, 325 na população de 5 a 8 anos, e 848 doses em adolescentes de 9 a 14 anos. Além disso, ao todo, a campanha verificou 4.912 carteirinhas de vacinação.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading