Jundiaí confirma quarto caso de Febre Maculosa do ano
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí confirma quarto caso de Febre Maculosa do ano

A mulher de 58 anos faleceu seis dias após o início dos sintomas.

Published

on

Atualizado há

Atualmente, Jundiaí tem quatro regiões classificadas, conforme as diretrizes do Estado, como sendo área de risco de transmissão da doença (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na terça-feira (7), Jundiaí recebeu do Instituto Adolfo Lutz a confirmação do quarto caso positivo para Febre Maculosa. Trata-se de uma mulher de 58 anos, moradora em área de transmissão, que iniciou os sintomas no dia 11. Ela recebeu atendimento do serviço municipal de saúde e evoluiu para óbito no dia 17 de outubro. Neste ano, dos casos de Febre Maculosa registrados em Jundiaí, três foram contraídos dentro da cidade.

Atualmente, Jundiaí tem quatro regiões classificadas como área de risco de transmissão da doença. A equipe técnica da Prefeitura monitora essas regiões permanentemente. São elas a Região da Vila Maringá, incluindo os bairros Terra Nova e Paiol Velho; Malota; Vista Alegre e Pinheirinho.

Ações preventivas

Com o calor e a chuva propiciando o crescimento rápido da vegetação, a Prefeitura de Jundiaí intensificou o trabalho preventivo à Febre Maculosa. A ação acontece principalmente em áreas públicas com circulação de animais hospedeiros de carrapatos.

“De maneira permanente, realizamos a zeladoria da cidade, mantendo a vegetação roçada. Em locais de maior risco de parasitismo, mapeados pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), intensificamos o trabalho para reduzir a possibilidade de dispersão de carrapatos”, informa o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças, Rudislei Santos.

Além disso, Jundiaí iniciou nesta semana a instalação de placas de orientação sobre o risco da existência de carrapatos em áreas públicas onde pode ter a presença de cavalos, bois e capivaras – principais amplificadores da carga da bactéria causadora da doença nos carrapatos-estrela. A bactéria, no entanto, está presente em menos de 1% da população de carrapatos-estrela presente no ambiente.

“Estamos dando andamento à uma série de medidas definidas em conjunto com técnicos de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura. Ao mesmo tempo em que estamos agindo nos territórios, ampliamos as ações de conscientização. É fundamental, também, que a população se atente para as medidas de enfrentamento da doença e sobre a importância do atendimento médico oportuno, relatando o acesso a áreas de risco”, ressalta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza.

Doença

A Febre Maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa, mas por meio da picada do carrapato-estrela, vetor da bactéria do gênero Rickettsia. Entre os sintomas da doença estão: febre, dor no corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo. O período de incubação é de 2 a 14 dias.

A orientação é que a pessoa procure atendimento médico imediatamente, caso apresente sintomas sugestivos em até 15 dias, após ter acessado áreas de risco (de mata, capina, ciliares ou de pasto). Além disso, independentemente de ter identificado carrapato ou picada no corpo, deve-se informar ao médico que esteve nessas áreas. O tratamento oportuno é essencial para evitar formas mais graves da doença e óbitos. Somente a picada de carrapato, sem os sintomas característicos (febre, dor de cabeça, dor abdominal, manchas na pele vômito), não exige medicação.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement