Nova UBS Jundiaí Mirim retoma Programa de Assistência ao Tabagista
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Nova UBS Jundiaí Mirim retoma Programa de Assistência ao Tabagista

Ao todo, o PAIT terá oito encontros, nas sextas-feiras, para auxiliar quem deseja se livrar do hábito de fumar.

Publicado

em

Atualizado há

Programa de Assistência ao Tabagista de Jundiaí
No segundo semestre, novas turmas serão abertas na UBS; veja como participar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste mês, a Nova UBS Jundiaí Mirim retomou os encontros do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT). Denice Ferneda, de 62 anos, é uma das participantes do novo grupo que luta para se livrar do vício do cigarro. “Eu fumo desde criança e quero parar.  Já tentei e não consegui. Eu acho que a ansiedade é que me faz acender o cigarro, na maioria das vezes. Fiquei sabendo do grupo e vim em busca de ajuda. Eu quero realmente parar”, relatou.

Programa de Assistência ao Tabagista de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ao todo, o PAIT realizará oito encontros, em sextas-feiras, em que o grupo receberá informações sobre o tabagismo. Hoje, o tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo, responsável por cerca de 8 milhões de óbitos anualmente. “Retomamos a iniciativa, iniciando com 12 vagas, e já estamos prevendo a abertura de novos grupos no segundo semestre. É um programa reconhecido e importante para a promoção da saúde e conscientização dos nossos usuários”, comenta a gerente do equipamento, Ana Isabel Salgado Rivière.

No primeiro encontro, o médico coordenador do programa, Carlos Costa, falou sobre as doenças associadas ao uso do tabaco, os mecanismos da dependência física e mental, e ferramentas de auxílio. “O tabagismo é uma doença grave, sendo uma verdadeira pandemia. A partir dos grupos, o PAIT oferta a oportunidade de as pessoas reencontrarem sua qualidade de vida, sua saúde e se libertarem da dependência do cigarro. Encorajamos quem vem em busca de ajuda. Deixar esse vício é uma jornada de libertação, com um ponto de partida e um de chegada, e com dificuldades a serem superadas no caminho”, enfatiza.

Além do acompanhamento completo e gratuito com ações coletivas e individualizadas, o programa realiza a dispensação de medicamentos quando necessário.

Mais grupos

Além da Nova UBS Jundiaí Mirim, neste mês, a Casa Vicentina criou um grupo para combate ao tabagismo específico para idosos e funcionários. O programa também conta com grupos permanentes no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), todas as terças-feiras, às 9h30, e quartas, às 14h; e no Complexo Argos, todas as segundas-feiras, às 18h.

Para participar do PAIT, os interessados podem procurar as UBSs e Clínicas da Família. Basta informar o interesse em ingressar no programa e verificar as turmas. 

Ao longo de 15 anos, o PAIT auxiliou cerca de 10 mil pessoas, sendo reconhecido como modelo de controle à doença. “No dia 31 deste mês, celebramos o Dia Mundial sem Tabaco. A data visa promover a reflexão a respeito dos riscos associados ao uso do produto. Convidamos as pessoas a iniciarem desde já o processo de repensar em seus hábitos de vida, uma vez que as mortes relacionadas ao tabagismo são consideradas evitáveis”, acrescenta o médico.

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, no dia 31, o PAIT realizará um encontro aberto ao público, com o tema “Reencontro e Recomeço”. A reunião acontece às 14h, no NIS (Rua Carlos Sales Block, 74).

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade