Saiba tudo sobre o coronavírus em Jundiaí
Connect with us

Saúde Pública

Saiba tudo sobre o coronavírus em Jundiaí

Doença chegou ao Brasil no final de fevereiro; veja como se proteger

Published

on

Atualizado há

Agentes limpam metrô
Coronavírus chegou ao Brasil. Primeiro paciente é de São Paulo. (Foto: Foto: Sajjad Safari/IIPA via AP)

Do primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, em 26 de fevereiro, até os 234 pacientes confirmados pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (17), foram 20 dias.

Até o momento, são 2.064 casos suspeitos, 1.624 casos descartados. 18 pessoas estão hospitalizadas, 7% do total.

Nesta terça-feira (17), a primeira morte por Covid-19 no Brasil foi confirmada. O paciente é um homem de 62 anos do Estado de São Paulo que, além de apresentar um quadro grave da infecção, também era diagnosticado com diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática.

No mundo, Organização Mundial da Saúde declarou pandemia.

Covid-19 no Brasil

Há casos em Alagoas, Amazonas, Bahia, São Paulo, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O clima é de isolamento social. Campeonatos de futebol no Brasil e sul-americanos estão suspensos. Em São Paulo, escolas estaduais têm aulas suspensas por tempo indeterminado. Empresas estão permitindo que seus colaboradores trabalhem home office.

Em São Paulo, os pacientes que apresentarem sintomas leves são serão testados

Coronavírus em Jundiaí

Há, por enquanto, 38 casos notificados na cidade. 4 já foram descartados e 34 estão sendo investigados. Não há casos confirmados.

Na segunda-feira (16), a Prefeitura de Jundiaí publicou um decreto municipal que visa conter o avanço do coronavírus em Jundiaí com medidas importantes. As escolas da rede municipal, por exemplo, serão fechadas gradativamente até o dia 20 de março por tempo indeterminado. Os pais terão cinco dias para se preparar com o novo cenário das crianças fora da escola.

Escolas particulares e faculdades da região também adotaram a medida.

Centros Esportivos, Educacionais e Culturais estão fechados e atividades da programação municipal suspensas. Professores serão afastados da sala de aula a partir do dia 23 de março, também sem data prevista para o retorno. Profissionais da saúde e comissionados de todos os setores tiveram suspensão de férias regulares, prêmio e faltas abonadas até segunda ordem.

O Sesc está de portas fechadas. Celebrações municipais, como a Festa do Caqui em Itatiba, e a Festa da Orquídea em Várzea Paulista, foram canceladas ou adiadas.

No início de fevereiro, antes mesmo da região estar em alerta, equipamentos de saúde públicos e privados de Jundiaí se reuniram para discutir, com antecedência, os protocolos necessários para pacientes que apresentem sinais do coronavírus.

O Boletim Epidemiológico, que já opera nos casos de dengue, febre amarela, zika, entre outros, agora também passa a atualizar os munícipes sobre casos de coronavírus.

Proteção

Com o aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, as medidas de proteção individual precisam ser reforçadas.

  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
  • Lave e higienize as mãos frequentemente
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal
  • Limpe regularmente o ambiente e o mantenha ventilado
  • Desinfecte as mãos e objetos com álcool gel
  • Evite ambientes fechados e aglomerados

As máscaras cirúrgicas, itens indicados apenas para aqueles que apresentam sintomas, ficaram escassas em Jundiaí desde que o primeiro caso confirmado da doença foi divulgado.

O álcool em gel, eficiente na desinfectação das mãos, também some com rapidez das prateleiras e para evitar abusos, o Procon reforça a vigilância a estabelecimentos que decidirem aumentar o preço do produto sem fundamentação.

Transmissão

O novo coronavírus pode ser transmitido de diversas formas: espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato próximo como toque ou aperto de mão ou contato com objetos e superfícies contaminadas.

Sintomas

Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar.

Com a transmissão sustentada em todo o Estado de São Paulo, pessoas que não estiveram fora do país ou tiveram contato com alguém que viajou ao exterior, também podem estar infectadas.

Até o momento não há nenhuma contraindicação sobre medicamentos que podem ser utilizados para tratar os sintomas; no entanto, há o pedido que de doentes evitem tomar ibuprofeno para alívio das dores e febre. 

Previsão

Especialistas estimam que São Paulo seja um dos pontos com maior número de contaminados pelo novo coronavírus, com até 45 mil casos confirmados nos próximos meses. 

Com medo da sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS), o objetivo é que haja o “achatamento da curva”, ou seja, que não haja um pico de números de casos, mas que eles se espalhem por um maior período de tempo para que a saúde pública tenha condições de receber todas as ocorrências graves e prestar atendimento eficiente.

Para isso, cientistas apostam nas medidas preventivas de isolamento social e higiene.

Enquanto outras ações são estudadas para conter uma explosão de casos, a ciência trabalha para que uma vacina seja criada a tempo de conter o avanço do Covid-19.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) trabalham em uma candidata a vacina contra a Sars-CoV-2 que seja eficaz contra a Covid-19. 

Nos Estados Unidos, vacina desenvolvida já está em fase de teste em humanos doentes.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading