Moradora de Jundiaí que estava no mesmo voo de homem com coronavírus será monitorada por 14 dias
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Moradora de Jundiaí que estava no mesmo voo de homem com coronavírus será monitorada por 14 dias

Até o momento ela não apresenta sintomas como febre, tosse ou dificuldade respiratória

Publicado

em

Chineses saindo de aeroporto brasileiro
Ela estava em um assento próximo ao paciente confirmado com o Novo Coronavírus (Foto: Fepesil/TheNews2/Agência O Globo)

Uma moradora de Jundiaí está entre os nove passageiros monitorados pelas autoridades de saúde por ter viajado no mesmo voo do homem de 61 anos que foi confirmado como o primeiro caso do Novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil.

A Prefeitura de Jundiaí divulgou, nesta quinta-feira (27), uma nota informando sobre o estado de saúde da mulher que, até o momento, não apresenta nenhum sintoma característico da doença, como febre, tosse ou dificuldade respiratória. No entanto, ela deve ficar em observação durante 14 dias.

Segundo o secretário-executivo de Saúde de São Paulo, Alberto Kanamura, as pessoas que tiveram contato com o paciente contaminado são classificados como “contatantes não sintomáticos”.

O secretário-executivo ainda destaca que a população deve ficar em alerta, mas “não há razão para pânico”.

Segundo Helena Sato, diretora da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, outros quatro contatantes foram identificados em Porto Alegre (3) e Campinas (1).

Eles deverão permanecer isolados por 14 dias, que é o prazo para a doença se manifestar, segundo o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP).

A Prefeitura de Jundiaí ainda orienta que ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar o equipamento de saúde mais próximo.

Leia na íntegra a nota oficial da Prefeitura de Jundiaí:

Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade conta com uma pessoa em observação para o Novo Coronavírus (COVID-19). A pessoa viajou no mesmo voo do primeiro caso confirmado da doença no Brasil (um homem de 61 anos, em São Paulo).

Até o momento a moradora de Jundiaí não apresenta os sintomas característicos como febre, tosse ou dificuldade respiratória.  Como preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a pessoa está em observação pela equipe de Vigilância em Saúde de Jundiaí pelo período de 14 dias.

É importa frisar que a cidade não registra casos suspeitos, confirmados ou descartados da doença.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos ou particulares.

Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação. Em caso de suspeita, é fundamental buscar por Pronto Atendimento (PAs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados e se dirigir imediatamente à recepção, informar sobre os sintomas e ser encaminhado conforme o protocolo determinado”.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo