Testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as UBSs de Jundiaí
Connect with us

Saúde Pública

Testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as UBSs de Jundiaí

Testes rápidos para hepatite está disponível em todas as UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família, além do Centro de Testagem e Aconselhamento

Published

on

Atualizado há

Testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as UBSs de Jundiaí
Julho é mês dedicado à intensificação sobre a ocorrência de hepatites (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O mês de julho é dedicado à prevenção, identificação e tratamento das hepatites B e C, segundo calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS), identificado como a Campanha Julho Amarelo.

Em Jundiaí, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs, Clínica da Família além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibilizam testes rápidos para a identificação das doenças.

Os tratamentos estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), que é referência para Jundiaí e região.

Neste ano o enfoque da campanha será a orientação e testagem para Hepatite C da população com mais de 40 anos que nunca tenha feito o teste; pessoas que tenham sido submetidas à transfusão sanguínea e/ou procedimentos dentários, cirurgias, injeções antes de 1993 ou aqueles que tenham realizado tatuagens e aplicações de ‘piercings’; parceiros sexuais e domiciliares de pessoas com hepatite B e C; usuários de drogas; pessoas privadas de liberdade; com doença renal crônica ou em diálise e trabalhadores da área de saúde.

“A descoberta precoce da doença é fundamental para o tratamento e evitar os agravos. Os exames e testes rápidos estão disponíveis durante o ano inteiro, em todos os equipamentos da Atenção Básica. No mês de julho, no entanto, é intensificada a campanha para a detecção e encaminhamento para o tratamento das doenças. A melhor forma de prevenir a hepatite B é tomar as três doses da vacina disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Até o momento, não existe vacina para Hepatite C”, alerta a gerente do CTA, Lurdes Munhoz.

De acordo com dados do CTA, de 2017 a maio de 2019 foram notificados em residentes no Município 132 casos de hepatite C (84 homens e 48 mulheres) e 46 casos de hepatite B (30 homens e 16 mulheres). Além disso, foram notificados mais 5 casos de coinfecção por Hepatite B e C (2 homens e 3 mulheres).

A faixa etária que acumula maior número de notificações de hepatite C está entre 30 a 59 anos, totalizando 76 casos. No AMI existem 112 pacientes com hepatite B crônica em tratamento medicamentoso. Desde 2016 foram realizados tratamentos de 307 pacientes com Hepatite C, com taxa de cura de 96%.

Os testes estão disponíveis das 7h30 às 17h no CTA (Rua Conde de Monsanto, 480 – Vianelo), de segunda a sexta-feira até o final do mês de julho, e, nas UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família, também de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento dos equipamentos.

Nacional

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.

Saúde Pública

Hospital São Vicente de Paulo em Jundiaí amplia estrutura e atendimento para os bairros

Published

on

Entrada do Novo Hospital São Vicente em Jundiaí, com fachada moderna, jardim e estátua, sob céu azul e palmeira ao lado.
A qualidade no atendimento e a tecnologia implantadas fazem do São Vicente referência nacional - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O centenário Hospital São Vicente de Paulo (HSV), localizado no coração de Jundiaí, é carinhosamente conhecido pela população e trabalhadores como uma "mãe", pois acolhe todos os que precisam. Com base neste conceito de humanização, a instituição celebra seus 122 anos com uma estrutura renovada – mais de 200 reformas já foram realizadas – e com um aumento expressivo na…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a Covid-19 é retomada em Jundiaí nesta quarta-feira (6)

Cidade recebeu novos lotes do imunizante para grupo prioritário. Confira!

Published

on

Aplicação da Vacina de Covid-19 em Jundiaí.
Mais de 7,1 mil idosos, que fazem parte do grupo prioritário, foram imunizados na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a chegada de novos lotes da vacina contra Covid-19 em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma a imunização nesta quarta-feira (6) em crianças de 6 meses a 11 anos, além da população de a partir 12 anos que faz parte do grupo prioritário. O imunizante será disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading
Skip to content