Testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as UBSs de Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as UBSs de Jundiaí

Testes rápidos para hepatite está disponível em todas as UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família, além do Centro de Testagem e Aconselhamento

Publicado

em

Atualizado há

Testes rápidos para hepatites estão disponíveis em todas as UBSs de Jundiaí
Julho é mês dedicado à intensificação sobre a ocorrência de hepatites (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O mês de julho é dedicado à prevenção, identificação e tratamento das hepatites B e C, segundo calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS), identificado como a Campanha Julho Amarelo.

Em Jundiaí, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs, Clínica da Família além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibilizam testes rápidos para a identificação das doenças.

Os tratamentos estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), que é referência para Jundiaí e região.

Neste ano o enfoque da campanha será a orientação e testagem para Hepatite C da população com mais de 40 anos que nunca tenha feito o teste; pessoas que tenham sido submetidas à transfusão sanguínea e/ou procedimentos dentários, cirurgias, injeções antes de 1993 ou aqueles que tenham realizado tatuagens e aplicações de ‘piercings’; parceiros sexuais e domiciliares de pessoas com hepatite B e C; usuários de drogas; pessoas privadas de liberdade; com doença renal crônica ou em diálise e trabalhadores da área de saúde.

“A descoberta precoce da doença é fundamental para o tratamento e evitar os agravos. Os exames e testes rápidos estão disponíveis durante o ano inteiro, em todos os equipamentos da Atenção Básica. No mês de julho, no entanto, é intensificada a campanha para a detecção e encaminhamento para o tratamento das doenças. A melhor forma de prevenir a hepatite B é tomar as três doses da vacina disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Até o momento, não existe vacina para Hepatite C”, alerta a gerente do CTA, Lurdes Munhoz.

De acordo com dados do CTA, de 2017 a maio de 2019 foram notificados em residentes no Município 132 casos de hepatite C (84 homens e 48 mulheres) e 46 casos de hepatite B (30 homens e 16 mulheres). Além disso, foram notificados mais 5 casos de coinfecção por Hepatite B e C (2 homens e 3 mulheres).

A faixa etária que acumula maior número de notificações de hepatite C está entre 30 a 59 anos, totalizando 76 casos. No AMI existem 112 pacientes com hepatite B crônica em tratamento medicamentoso. Desde 2016 foram realizados tratamentos de 307 pacientes com Hepatite C, com taxa de cura de 96%.

Os testes estão disponíveis das 7h30 às 17h no CTA (Rua Conde de Monsanto, 480 – Vianelo), de segunda a sexta-feira até o final do mês de julho, e, nas UBSs, Novas UBSs e Clínica da Família, também de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento dos equipamentos.

Nacional

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo
Publicidade