Hospital São Vicente é o único na região a contar com Ambulatório de Osteometabolismo
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente é o único na região a contar com Ambulatório de Osteometabolismo

O ambulatório, que previne fraturas em pacientes que sofrem de osteoporose, atende 15 pacientes por semana

Publicado

em

Hospital São Vicente é o único na região a contar com Ambulatório de Osteometabolismo
Hospital São Vicente é o único na região a contar com Ambulatório de Osteometabolismo (Foto: Divulgação/HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) conta, desde 2017, com o Ambulatório de Osteometabolismo, que trabalha na prevenção de novas fraturas em pacientes que sofrem de fragilidade óssea (osteoporose).

Inédito na região, o serviço segue as diretrizes do programa internacional Fracture Liaison Services (FLS) e atende em média 15 pacientes por semana, número que vem crescendo substancialmente após a implantação de protocolos para identificação e captação desses pacientes.

O ambulatório realiza busca ativa e possui um protocolo para identificar os fatores de risco para osteoporose e possíveis causas de quedas. “Nós contamos com a atuação assistencial e acadêmica, promovendo a humanização e acolhimento aos pacientes do SUS por meio do atendimento individualizado, realização de exames, orientações e tratamento”, explica Dr. Rogério Savoy, médico ortopedista.

A equipe é composta por médicos ortopedistas, enfermeiros e auxiliares, especialista em análises estatísticas, médicos residentes e alunos do sexto ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Após atendimento, ações preventivas são adotadas objetivando orientar todos os pacientes e acompanhantes sobre os cuidados e “armadilhas” domiciliares que aumentam o risco de quedas, como ambientes pouco iluminados, degraus, tapetes, ausência de barras de apoio nos banheiros, entre outros.

A osteoporose é uma doença silenciosa que acomete principalmente as mulheres no período pós menopausa e os homens a partir de 65 anos. Normalmente é indolor e progressiva, tornando os ossos frágeis, com risco aumentado de fraturas que, dependendo da gravidade, podem levar à incapacidade física ou até mesmo ao óbito.

LEIA TAMBÉM:

Hospital São Vicente recebe doação de itens de higiene pessoal do Funss

HSV participa de programa do Ministério da Saúde que reduz superlotação nas emergências

Dados mundiais indicam que a cada três segundos, uma pessoa com osteoporose fratura um osso. Isso representa 25 mil fraturas por dia e 9 milhões de fraturas por ano.

“Vale ressaltar que, de forma menos comum, indivíduos jovens de ambos os sexos podem ser acometidos, dependendo de fatores de risco como, por exemplo, o uso de determinados medicamentos e doenças preexistentes”, conta Dr. Savoy.

Os atendimentos são realizados às quartas-feiras no período da tarde e às quintas-feiras no período da manhã, para pacientes que apresentam fraturas por osteoporose e que são encaminhados pelo serviço de ortopedia do Hospital São Vicente.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo