UPA Vetor Oeste supera meta de atendimento médico
Conecte-se conosco

Saúde Pública

UPA Vetor Oeste supera meta de atendimento médico

Moldada para atender 9 mil pessoas por mês, UPA já superou em 22% a meta estabelecidade e realiza quase 11 mil consultas mensais

Publicado

em

UPA Vetor Oeste supera meta de atendimento médico
Márcia Trevisol acompanhava a mãe, Conceição, que estava em observação após identificação de líquido no pulmão

Moldada para o atendimento de 9 mil pessoas por mês, de acordo com as métricas do Ministério da Saúde estabelecidas para os equipamentos do mesmo porte, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste, da Prefeitura de Jundiaí, após 7 meses de funcionamento, supera em 22% a meta estabelecida, realizando quase 11 mil consultas médicas mensalmente.

O índice se dá graças à resolutividade de 95% do equipamento, que atende a uma região de 140 mil pessoas, em urgência e emergência – pediatria, clínica médica e ortopedia –, exames de imagem e laboratoriais. Para atender o volume crescente, medidas administrativas estão em andamento visando garantir o melhor serviço à população.

“A operacionalização da UPA Vetor Oeste é uma conquista para a região, que agora conta com atendimento de um pequeno hospital na porta de casa. Apenas 5% dos casos que chegam à UPA Vetor Oeste são referenciados para os hospitais da cidade, pois são casos de alta complexidade. Os demais são atendidos, diagnosticados e medicados no equipamento. Sabemos que existem reclamações por demora no atendimento, mas isso é reflexo do grande número de pessoas que buscam pelo serviço ”, esclarece o prefeito Luiz Fernando Machado, informando que o assunto vem sendo discutido para a solução.

A ampliação no atendimento, de acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), é crescente desde o primeiro mês de funcionamento do equipamento de urgência e emergência, que iniciou o funcionamento com 6,3 mil consultas médicas em dezembro e chega a 10.923 no mês de junho. Este não é o único parâmetro acima da meta determinada. Os procedimentos de enfermagem também superam a estimativa de 10 mil inicial. Entre dezembro a junho o número saltou de 16.180 para 24.043 procedimentos, ou seja, 48% a mais.

Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, os resultados aferidos pela UPA 24H Vetor Oeste são analisados pela Comissão de Avaliação e Monitoramento do Contrato de Gestão, que tem por função aferir se o serviço prestado pela OSS administradora do equipamento (Fênix do Brasil) é condizente com o que foi exigido em contrato.

As reuniões de avaliação acontecem mensalmente, com ação de vistoria do grupo – formado por servidores do município e representante do Conselho Municipal de Saúde (Comus) – a cada dois meses.

Ainda há visitas semanais por técnicos da UGPS ao serviço para avaliar o atendimento e indicar as adequações necessárias a partir das demandas dos usuários, com o objetivo de oferecer o melhor serviço para a população.

LEIA MAIS

Hospital São Vicente inaugura seu novo Ambulatório de Ortopedia

UPA da Hortolândia será retomada com investimento de R$ 3 milhões

“A resolutividade é o diferencial para a população. Por isso, muitas pessoas procuram pelo serviço, que prioriza o atendimento de urgência e emergência, a partir da classificação pelo Protocolo de Manchester – internacional – feita na triagem. Com o aumento do fluxo e da demanda existe a necessidade de ampliação do serviço, que está sendo discutida para implementação”, explica o gestor, lembrando que o serviço opera com médicos pediatras e clínicos 24h, além de ortopedista.

Márcia Trevisol acompanhava a mãe Conceição Batista Trevisol durante atendimento na UPA 24H Vetor Oeste, na tarde de quinta-feira (11). “O atendimento foi muito rápido. Minha mãe tem 76 anos e chegou fraca, reclamando de dor do peito. Passou pela triagem, médico, fez exames de raio-x, sangue e eletrocardiograma. O coração não apresentou problema, mas no pulmão tem um pouco de água. Por isso, o médico pediu para que tomasse a medicação aqui e ficasse em observação. O serviço foi muito rápido. Só tenho a elogiar”, comenta a mulher, que ficou o tempo todo acomodada em uma cadeira, ao lado do leito da mãe.

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo
Publicidade