Moldada para o atendimento de 9 mil pessoas por mês, de acordo com as métricas do Ministério da Saúde estabelecidas para os equipamentos do mesmo porte, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste, da Prefeitura de Jundiaí, após 7 meses de funcionamento, supera em 22% a meta estabelecida, realizando quase 11 mil consultas médicas mensalmente.
O índice se dá graças à resolutividade de 95% do equipamento, que atende a uma região de 140 mil pessoas, em urgência e emergência – pediatria, clínica médica e ortopedia –, exames de imagem e laboratoriais. Para atender o volume crescente, medidas administrativas estão em andamento visando garantir o melhor serviço à população.
“A operacionalização da UPA Vetor Oeste é uma conquista para a região, que agora conta com atendimento de um pequeno hospital na porta de casa. Apenas 5% dos casos que chegam à UPA Vetor Oeste são referenciados para os hospitais da cidade, pois são casos de alta complexidade. Os demais são atendidos, diagnosticados e medicados no equipamento. Sabemos que existem reclamações por demora no atendimento, mas isso é reflexo do grande número de pessoas que buscam pelo serviço ”, esclarece o prefeito Luiz Fernando Machado, informando que o assunto vem sendo discutido para a solução.
A ampliação no atendimento, de acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), é crescente desde o primeiro mês de funcionamento do equipamento de urgência e emergência, que iniciou o funcionamento com 6,3 mil consultas médicas em dezembro e chega a 10.923 no mês de junho. Este não é o único parâmetro acima da meta determinada. Os procedimentos de enfermagem também superam a estimativa de 10 mil inicial. Entre dezembro a junho o número saltou de 16.180 para 24.043 procedimentos, ou seja, 48% a mais.
Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, os resultados aferidos pela UPA 24H Vetor Oeste são analisados pela Comissão de Avaliação e Monitoramento do Contrato de Gestão, que tem por função aferir se o serviço prestado pela OSS administradora do equipamento (Fênix do Brasil) é condizente com o que foi exigido em contrato.
As reuniões de avaliação acontecem mensalmente, com ação de vistoria do grupo – formado por servidores do município e representante do Conselho Municipal de Saúde (Comus) – a cada dois meses.
Ainda há visitas semanais por técnicos da UGPS ao serviço para avaliar o atendimento e indicar as adequações necessárias a partir das demandas dos usuários, com o objetivo de oferecer o melhor serviço para a população.
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“A resolutividade é o diferencial para a população. Por isso, muitas pessoas procuram pelo serviço, que prioriza o atendimento de urgência e emergência, a partir da classificação pelo Protocolo de Manchester – internacional – feita na triagem. Com o aumento do fluxo e da demanda existe a necessidade de ampliação do serviço, que está sendo discutida para implementação”, explica o gestor, lembrando que o serviço opera com médicos pediatras e clínicos 24h, além de ortopedista.
Márcia Trevisol acompanhava a mãe Conceição Batista Trevisol durante atendimento na UPA 24H Vetor Oeste, na tarde de quinta-feira (11). “O atendimento foi muito rápido. Minha mãe tem 76 anos e chegou fraca, reclamando de dor do peito. Passou pela triagem, médico, fez exames de raio-x, sangue e eletrocardiograma. O coração não apresentou problema, mas no pulmão tem um pouco de água. Por isso, o médico pediu para que tomasse a medicação aqui e ficasse em observação. O serviço foi muito rápido. Só tenho a elogiar”, comenta a mulher, que ficou o tempo todo acomodada em uma cadeira, ao lado do leito da mãe.