Sobe para 14 o número de mortes por sarampo no Estado de São Paulo
Conecte-se conosco

Saúde

Sobe para 14 o número de mortes por sarampo no Estado de São Paulo

Não havia vítimas fatais da doença desde 1997

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí registra um caso confirmado de sarampo
Sobe para 14 o número de mortes por sarampo no Estado de São Paulo (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira (6) mais uma morte por sarampo em São Paulo. A nova vítima é uma menina de 1 ano e 10 meses, da cidade de Limeira (SP). 

Bebês entre 6 meses e menores de 12 meses são considerados mais vulneráveis a casos graves e óbitos, e representa cerca de 15,3% do total de casos registrados no Estado.

Ao todo, 14 pessoas morreram por complicações da doença em 2019. Não havia vítimas fatais de sarampo desde 1997 no Estado. A vacinação para grupo de risco continua sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

73 casos em Jundiaí

De janeiro a outubro deste ano, Jundiaí registrou 73 casos positivos da doença, segundo o Boletim Epidemiológico. O município está priorizando a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos,  de casos suspeitos da doença e de pessoas que não têm esquema vacinal em ordem. 

As doses estão disponíveis nas UBSs dos bairros: Novo Horizonte, Jardim Tamoio, Agapeama, Eloy Chaves, Jardim Santa Gertrudes, Vila Hortolândia, Anhangabaú, Caxambu, Maringá e Tarumã. Para o atendimento noturno, é necessário a retirada de senha, conforme esquema das unidades:

  • Clínica da Família até 20h – (senhas entregues até 19h30);
  • UBSs Agapeama/Vila Esperança até 20h30 – (senhas entregues até 20h30);
  • UBSs Hortolândia e Tamoio até 21h – (senhas entregues até 20h).

Quem deve se vacinar?

  • Bebês de 6 meses a 1 ano incompletos devem tomar a “dose zero”, que é extra. Ao completar 12 meses, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. Aos 15 meses, devem tomar uma dose da tetravalente.
  • Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBS e regularizar a situação;
  • Adultos de 30 a 59 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral;
  • Adultos com mais de 60 anos não precisam se vacinar, por já terem tido contato com a doença no passado;
  • A vacina não é indicada para bebês menores de 6 meses, mulheres grávidas e pessoas com problemas na imunidade.

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade