Gato adapta jeito de andar após ficar 2 meses sem atendimento com duas patas quebradas
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Gato adapta jeito de andar após ficar 2 meses sem atendimento com duas patas quebradas

O felino ficou muito tempo sem atendimento ou cirurgia. Por isso, seus ossos consolidaram do jeito que foram quebrados.

Publicado

em

Atualizado há

Gato com patas quebradas
Veterinários indicaram que uma nova cirurgia demandaria quebrar os ossos do gato novamente, mas ele se adaptou bem (Foto: Divulgação/ONG Viva Bicho)

A ONG Viva Bicho de Santos, no litoral de São Paulo, já encontrou Edu, um gato de rua, com suas duas patas quebradas. Depois de mais de 2 meses aguardando atendimento para cirurgia, o felino acabou adaptando seu jeito de andar, por conta própria.

Devido à demora do atendimento – que nunca chegou – os ossos do gato acabaram se consolidando do jeito que quebraram. Assim, quando anda, a pata de Edu faz um “L” até onde estaria seu cotovelo.

De acordo com entrevista ao g1, o veterinário Ricardo Travaglia, que é cirurgião e ortopedista, disse que uma cirurgia agora demandaria quebrar os ossos do gato novamente. No entanto, o pet se adaptou bem à sua fratura “consolidada”. Segundo o especialista, os ossos do gato consolidaram de forma não anatômica. Mas, surpreendendo a todos, Edu se adaptou à deformidade.

Leila Abrel, da assessoria da ONG Viva Bicho, contou também ao g1 que o gato foi encontrado em uma gaiola. Ao retirá-lo do local, a equipe de resgate percebeu as fraturas nas patas dianteiras de Edu. Os exames mostraram que as duas patas estavam quebradas, mas uma estava mais grave que a outra. Portanto, às vezes quando anda, uma das patas fica “pendurada”.

Superação

Durante atendimento, descobriram também que o gato tinha muitos vermes. Mas, felizmente, e apesar das tristes condições que o encontraram, Edu aparentemente não sentia dores. Mesmo com grandes impedimentos, esse gatinho superou, sozinho, as suas batalhas, e encontrou uma forma nova de se locomover com o jeito que suas patas acabaram ficando.

O especialista disse em entrevista que não acredita que o gato tenha se machucado sozinho. É muito provável que algum humano o tenha ferido, ainda que acidentalmente. Mesmo com suas dificuldades, Edu conquistou uma família que o viu no abrigo e decidiu adotá-lo. Durante uma conversa, a nova tutora do gato e o ortopedista entraram em um acordo sobre uma possível cirurgia.

Casal com gatinho
Foto: Divulgação/ONG Viva Bicho

O especialista explicou sobre o procedimento, que poderia causar muita dor ao bichinho, que já estava tão adaptado ao seu novo normal. “Ele está bem, não tem desconforto ou manifestações de dor. Se fosse um gato que fosse viver mais solto, seria mais prejudicado, mas em uma vida domiciliar, ele pode se manter assim”, contou a funcionária da ONG que adotou o pet.

No futuro, a fratura de Edu pode comprometer outras partes do corpo. Por isso, o felino segue recebendo acompanhamento regularmente pela equipe da ONG e do veterinário.

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo
Publicidade