Jundiaí: Espetáculo gratuito de dança contemporânea acontece no Complexo Fepasa
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Espetáculo gratuito de dança contemporânea acontece no Complexo Fepasa

A mostra gratuita de Dança Contemporânea acontece na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, sede da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Publicado

em

Atualizado há

Dança
Mostra traz pequenos solos de Dança Contemporânea criados a partir da técnica Klauss Vianna (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Bailarinas de Jundiaí e região, sob a supervisão da professora Jussara Correia Miller, da Unicamp e PUC-SP, se apresentam neste sábado (09), a partir das 19h. A mostra gratuita de Dança Contemporânea acontece na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, sede da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

 Os ingressos gratuitos devem ser retirados pela internet, por meio da plataforma Sympla.

Maria de Fátima, Carolina Bastos, Priscila Costa e Carmen Estevez , apresentam pequenos solos de Dança Contemporânea criados a partir da técnica Klauss Vianna, que enfoca o estudo do movimento a partir da escuta do corpo, dos direcionamentos ósseos e dos vetores de força que potencializam o fluxo do movimento pelo espaço.

Técnica Klauss Vianna

A pessoa é estimulada a perceber a processualidade do corpo na sua relação com o ambiente partindo da percepção do corpo, proporcionando a sensibilização e o reconhecimento das estruturas corporais e suas possibilidades de movimento. Cada vez mais presente no Brasil, a técnica Klauss Vianna vem influenciando pesquisadores, educadores e artistas da cena contemporânea brasileira.

Para a mostra em Jundiaí, as bailarinas apresentarão em cena os corpos se sensibilizando a habitar a natureza, o isolamento, o nascimento e o amor, que serão traduzidas nas seguintes coreografias:

  • “Sol-Te” – uma videodança como elo de ligação entre a realidade que criamos e o espírito que somos. Há uma dança em tudo. Lavar, purificar e enxaguar as máscaras sociais em busca de nossa verdade pessoal é enfim permitir o fluir do sentir, verdadeiramente livre de formas do corpo e do pensamento. (Intérprete-Criadora: Maria de Fátima, Fotografia e Edição: Thaneressa Lima);
  • “InSuLar” – um solo autoral por Carolina Bastos a partir do protagonismo do corpo que dança em isolamento pandêmico. Quantas camadas entre nós? Você ainda respira? Em que aquários? Você já nadou em alto mar? O que descobriu entre vidros?;
  • “Interior” – com Priscila Costa, da vida de dentro para a vida de fora. Como as experiências intrauterinas e pós-nascimento podem reverberar na vida adulta? Sobre sensações de angústia e a jornada de trabalho interior para o resgate do contorno corporal e desenvolvimento da intimidade. Baseado na obra de Juliano Garcia Pessanha: “A recusa do não lugar”;
  • “Caçada” – rolar com as correntes, emaranhar-se, fugir, beber as lágrimas, cantar e batucar até vestir-se de pele e enredar-se no amor. Inspirado na história: “A Mulher – Esqueleto”, de Clarissa Pinkola Estés.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo
Publicidade