Alimentação saudável e horta orgânica no cotidiano das crianças nas escolas municipais
Conecte-se conosco

Jundiaí

Alimentação saudável e horta orgânica no cotidiano das crianças nas escolas municipais

o Inova na Horta é mais uma ação do programa Escola Inovadora, desenvolvido nas escolas.

Publicado

em

Atualizado há

Horta Ôrganica
Horta da EMEB Hermenegildo Martinelli Comendador (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Vale Verde, a horta orgânica que abastece a rede municipal e estadual do município e desenvolve, além do planejamento e cuidado com as hortas nas escolas, ações que incentivam a alimentação saudável pela população, como o programa Horta Urbana, por meio do Departamento de Urbanismo, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

Realizado pela Unidade de Gestão de Educação, o Inova na Horta é mais uma ação do programa Escola Inovadora, desenvolvido nas escolas. Além disso, as unidades escolares contam com hortas próprias, que incentivam a educação sobre alimentos e consumo das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Os alunos também visitam o Vale Verde, conhecem o espaço e as espécies diretamente na plantação. “Ao ajudar no cultivo da horta, as crianças aprendem sobre a importância de uma dieta variada e o objetivo é que, em 2023, 100% das escolas municipais contem com as suas próprias. Inserimos hortaliças e alimentos de boa qualidade desde a Educação Infantil I”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

“Nós temos o prazer de recebê-los aqui e é sempre diversão garantida. Mostramos todos os espaços e as crianças se encantam”, comenta a coordenadora do Inova na Horta, Érica Campos.

Em Jundiaí, a alimentação saudável é tratada com seriedade e responsabilidade. “A parte preferida dos pequenos é experimentar as PANC, eles sempre ficam encantados com a azedinha. Entender o processo das plantas e proporcionar um contato direto com alimentos saudáveis é muito importante para as crianças”, comenta o coordenador do Inova na Horta, Silvio Grillo.

Com 15 mil metros quadrados de área cultivável, o Vale Verde produz hortaliças convencionais e PANC, sem a utilização de agrotóxicos. O projeto da Unidade de Gestão de Educação é reconhecido nacionalmente e a horta certificada pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA).

A produção atende todas as escolas municipais com produtos como rúcula, alface, cheiro verde, couve e PANC como vinagreira, ora-pro-nóbis, moringa, entre outras. As merendas das unidades integrais de Educação Infantil I recebem quase 100% da produção, e as demais escolas recebem quase 60%.

As escolas são pontos cruciais de promoção da segurança alimentar ao garantir que as refeições contribuam com o desenvolvimento das crianças, uma vez que a saúde nutricional está diretamente ligada ao processo de aprendizagem. “Eu adoro ir ao Vale Verde! Explorar tudo e experimentar também. Quero ter uma alimentação mais saudável”, comenta Laiany Vitória de Oliveira, da EMEB Deodato Janski.

Jundiaí

Funcionários da DAE Jundiaí se unem em apoio às vítimas no Rio Grande do Sul

Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados

Publicado

em

Foto: DAE Jundiaí

Em um gesto de solidariedade e empatia, colaboradores da DAE Jundiaí uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados e entregues nesta terça-feira (14) diretamente na sede do…

Continuar lendo

Jundiaí

Ônibus da Sicoob vem a Jundiaí com 120 vagas para cursos gratuitos em maio

Os cursos abordam temas relevantes para o mercado de trabalho, como administração, negociação, empreendedorismo, vendas, marketing e mais.

Publicado

em

Ônibus da Sicoob
As vagas são para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD (Foto: Divulgação/Sicoob)

O Expresso Instituto Sicoob estará em Jundiaí, de 21 a 23 de maio, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. São 120 vagas disponíveis para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o CIESP, a FIESP, a Unicoob e o Induscoop, visa promover a cidadania…

Continuar lendo

Jundiaí

Cultura de Jundiaí lança ingresso solidário e arrecada 200 kg de doações para o RS

Iniciativa foi para apresentações da Cia Jovem de Dança no último final de semana; dias 18 e 19 haverá novamente em ações no Polytheama e Expressa

Publicado

em

Doações serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) lançou o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha. O objetivo era duplo: desfrutar de um espetáculo artístico de qualidade e contribuir com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, foram arrecadados 200 kg…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de vacinação contra gripe segue em Jundiaí

Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, disponibilizam doses para a população a partir dos seis meses de idade

Publicado

em

Vacinação contra gripe em Jundiaí
Entre os idosos, apenas 30,5 mil estão imunizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacinação contra a gripe continua em andamento em Jundiaí nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, oferecendo doses para a população a partir dos seis meses de idade. As aplicações ocorrem ao longo da semana, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada local. A cada ano, ocorre a atualização…

Continuar lendo

Jundiaí

Reunião com governo estadual impulsiona projetos de R$ 1 bilhão para mobilidade em Jundiaí

Intervenções incluem melhorias no fluxo de veículos e segurança, com obras lideradas por iniciativa privada.

Publicado

em

Em reunião na Capital, Prefeito Luiz Fernando apresenta projetos para secretário Rafael Benini (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores municipais se reuniram com o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, na sede da secretaria, para discutir projetos de melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí. O foco principal da reunião foi a busca de soluções para os gargalos de trânsito ao longo da Rodovia Anhanguera, que…

Continuar lendo
Publicidade