Procon orienta população de Jundiaí sobre consignados
Conecte-se conosco

Jundiaí

Procon orienta população de Jundiaí sobre consignados

Com taxas de juros mais baixas, essa modalidade atrai muita gente.

Publicado

em

Atualizado há

Na quarta-feira (25), o Procon Móvel esteve no Paço Municipal para orientar sobre demandas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para realizar aquele sonho guardado na gaveta ou mesmo colocar os boletos em dia, muitos recorrem ao empréstimo consignado. Com taxas de juros mais baixas, essa modalidade atrai muita gente. Em muitos casos, esse desconto compromete a renda com o teto para consignados, que em 2021 foi de 35% e agora está em 30% para segurados do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN).  Para o sonho não virar pesadelo, o Procon de Jundiaí faz um alerta importante. 

“Verifique a necessidade de contrair uma dívida, que apesar de oferecer taxas mais baixas, compromete a renda por um período longo e em caso de uma real urgência, o consumidor acaba sem saída”, destaca a chefe do serviço, Gabriela Ribas Glinternik.

De acordo com ela, o ideal é que as dívidas não ultrapassem a 30% do rendimento. “Não acredite em ofertas milagrosas. Não tenha pressa em contratar com medo de perder a taxa que alegam ser só para aquele dia.”

Caso resolva fazer o empréstimo, o consumidor deve ler o contrato, os valores das parcelas e o valor que será creditado na conta. “Se estiver diferente do que foi informado, não assine. Não faça a contratação sem antes ter o contrato em mãos.”

A Instituição Financeira deve informar o valor total financiado com e sem juros; taxa mensal e anual de juros; acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários e o valor, número e periodicidade das prestações. Todos estes dados devem constar do contrato, assim como a identificação e assinatura das partes. Uma via deste documento deve sempre ser entregue ao consumidor.

Outro alerta de Gabriela é sobre a oferta de cartão de crédito consignado. “O uso pode acarretar em encargos do crédito rotativo.“

Importante

As queixas sobre consignados estão entre as principais reclamações registradas no Procon. Em 2021, entre as 10 primeiras empresas do ranking do Procon, sete são bancos, com 244 reclamações. O primeiro lugar ficou para um banco que realiza empréstimos, com 79 reclamações.

No geral, empréstimo não realizado pelo consumidor, dúvidas quanto ao saldo devedor e condições do contrato são os principais registros no Procon. Você pode consultar o ranking completo aqui: https://procon.jundiai.sp.gov.br/cadastro-de-reclamacoes-fundamentadas/

Especificamente para os segurados do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN), os segurados podem solicitar o bloqueio dos consignados. Para isso, basta entrar em contato com a equipe de folha de pagamento, por telefone (11 – 3109-0586) para realizar a solicitação. Caso o segurado necessite desbloquear novamente, é necessário comparecer pessoalmente ao IPREJUN.

No caso de segurados do INSS, com a entrada em vigência da MP 1.106, de 17 de março de 2022, a margem foi elevada para 40%. Para realizar o bloqueio, a autorização é feita pelo beneficiário por meio de um serviço eletrônico com acesso autenticado.

Precisa de auxílio? Fale com o Procon https://procon.jundiai.sp.gov.br/formas-de-atendimento

Jundiaí

Quadras esportivas do Mundo das Crianças, em Jundiaí, ganham novas cores

Quadras de tênis e de basquete 3×3 passaram por uma revitalização

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Um toque de cor e energia acaba de chegar às quadras de tênis e de basquete 3×3 do Mundo das Crianças. Agora revitalizadas, as quadras exibem cores vivas, deixando o espaço ainda mais convidativo para os praticantes da modalidade. “As cores preta, vermelha, azul e amarela aplicadas nas quadras de basquete, e o verde e azul nas de tênis, adicionaram…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina no Espaço Jundiaí Empreendedora capacita empreendedores para atendimento de qualidade

“Atendimento Nota 10: Técnicas para Encantar e Fidelizar Clientes” foi o tema do encontro realizado em parceria com o Sebrae

Publicado

em

O EJE também está com inscrições abertas para a oficina voltada a empresárias, que visa transformar negócios e alcançar vendas prósperas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em parceria com o Sebrae, o Espaço Jundiaí Empreendedora promoveu na tarde desta segunda-feira (20) a oficina "Atendimento Nota 10: Técnicas para Encantar e Fidelizar Clientes". Entre os assuntos explorados na oficina estiveram técnicas de conquista, manutenção e fidelização de clientes através de estratégias de atendimento impecáveis. Durante o encontro, os empreendedores puderam aprender a criar interações, destacando-se no quesito…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo