Hospital São Vicente, de Jundiaí, participará de novo projeto do Ministério da Saúde
Conecte-se conosco

Jundiaí

Hospital São Vicente, de Jundiaí, participará de novo projeto do Ministério da Saúde

O HSV é o único do estado de São Paulo, escolhido pelo MS para integrar seleto grupo – só cinco em todo o Brasil – com foco na otimização de processos no Centro Cirúrgico.

Publicado

em

Atualizado há

Sala cirúrgica do HSV
A instituição jundiaiense foi uma das cinco selecionadas em todo o Brasil para participar do programa desenvolvido por meio do Proadi/SUS. (Foto: Divulgação/ HSV)

Na manhã desta quarta-feira, 15, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, participou da abertura do evento Transformação Lean nos Hospitais, do Ministério da Saúde (MS).

A instituição jundiaiense foi uma das cinco selecionadas em todo o Brasil para participar do programa desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Assim como o HSV, as outras quatro instituições escolhidas, já participaram do projeto Lean nas Emergências, onde implantaram melhorias significantes para reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências.

Desta vez, no ciclo 2, o objetivo é otimizar procedimentos nas unidades de internação e no Centro Cirúrgico.

A solenidade de abertura ocorreu de forma remota, com a participação dos diretores das cinco instituições participantes, representantes do Ministério da Saúde, Brunno Carrijo e Fernanda Hamze; e das coordenações do Hospital Sírio Libanês, diretamente ligadas ao projeto, como Raimundo Nonato Diniz; Marco Saavedra: Rasivel dos Reis Santos Junior; e Nicolas Marcelino.

“Os cinco hospitais selecionados, depois de terem realizado um importante trabalho relacionado à superlotação, passam a trabalhar a eficiência no bloco cirúrgico, garantindo maior segurança, gestão de fluxo e recursos, e principalmente sem colocar em risco nenhum paciente”, relata Marco Saavedra, gerente de projetos do Sírio Libanês. “Todos eles têm em comum o desejo de inovar junto com a gente, de trocar experiências que propiciem as melhorias fundamentais”, completa.

Para o superintendente do HSV, Matheus Gomes, os avanços conquistados para o SUS por meio dessas parcerias são muito positivos para a assistência em saúde. “Os benefícios gerados por iniciativas desta envergadura são surpreendentes, contribuem desde a gestão clínica, orçamentária e operacional”, afirma. “Cinco anos atrás, o São Vicente tinha cerca de 1.100 internações de alta complexidade ao mês com corredores lotados de pacientes. Atualmente estamos internando 1.500 pacientes, isso representa 400 pacientes a mais. Também tivemos impacto na redução de 30% na taxa de mortalidade. Tudo isso foi possível com a colaboração do Lean e de outras ações estratégicas, por isso estamos otimistas com essa nova fase”, enumera.

Durante o evento, foram apresentadas as etapas de implementação e as recomendações gerais do programa. Na próxima semana, a equipe do HSV participará de cursos presenciais no Hospital Sírio Libanês. Na primeira quinzena de julho, terão início as visitas de implementação do projeto.

Além do HSV, foram selecionados o Hospital de Clínicas de Passo Fundo (RS), Hospital João XXIII (MG), Hospital Ophir Loyola (PA) e Hospital do Trabalhador (PR).

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas no sábado (11) para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir aos equipamentos

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de Atenção Básica abertos neste sábado (11) para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE e Prefeitura de Jundiaí recebem executivos do Banco Fonplata em busca de investimentos

Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para a cidade

Publicado

em

Por

Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram nesta segunda (6) e terça-feira (7) de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí. A DAE…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: bairro Santa Gertrudes recebe ação de nebulização veicular contra dengue

A ação acontece entre quarta (8) e sexta-feira (10) e complementa o trabalho de vistoria em imóveis para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Publicado

em

Por

A região acumula 451 casos de dengue dos 10.524 registrados na cidade. Saiba mais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), intensifica as ações de combate à dengue no município. Entre os dias 8 e 10 de maio, será realizada nebulização veicular no Jardim Santa Gertrudes, somando-se aos esforços já em andamento para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A nebulização veicular complementa o trabalho de vistoria em…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí sedia encontro de gestores de saúde da Região Metropolitana

Foram debatidos temas como a epidemia de dengue, a baixa cobertura da vacina contra gripe na população prioritária, entre outros

Publicado

em

Por

A dengue foi um dos temas debatidos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura sediou nesta terça-feira (7) a reunião mensal da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR) da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). O encontro contou com a presença do atual diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS VII), Jorge Carlos Machado Curi, além dos secretários de saúde das cidades de Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu.…

Continuar lendo
Publicidade