Cia dos Tortos apresenta “Quem Não Tem Lona Pede Carona” em Jundiaí e Franco da Rocha
Conecte-se conosco

Entretenimento

Cia dos Tortos apresenta “Quem Não Tem Lona Pede Carona” em Jundiaí e Franco da Rocha

As apresentações serão gratuitas e com tradução em Libras.

Publicado

em

Atualizado há

“Quem Não tem Lona Pede Carona” (Foto: Ricardo Avellar)

A Cia dos Tortos – grupo do ABC Paulista que em 2022 celebra dez anos – está realizando uma temporada de apresentações gratuitas com o projeto “Quem Não tem Lona Pede Carona”, realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural – ProAC

No dia 19 de novembro (sábado), às 16h, o grupo se apresenta na Lona de Circo Edgard Cabide, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, que fica na Rua Joaquim Nunes Pereira, 400, no Centro de Franco da Rocha.

Dia 20 de novembro (domingo), às 10h30, a apresentação acontece na Fábrica das Infâncias Japy, que fica na Rua Lacerda Franco, 175, na Vila Arens, em Jundiaí – SP.

O espetáculo “Quem Não Tem Lona Pede Carona”, que em 2022 comemora oito anos de circulação, desafia o tempo e conta a história de dois artistas de cabelos brancos, Sizu e Palhita, que revivem junto com a plateia as memórias de suas vidas no circo, rindo das confusões e palhaçadas, e demonstrando a importância do amor e do cuidado um com o outro e com aquelas pessoas que os assistiam.

(Foto: Ricardo Avellar)

Com apresentações gratuitas e tradução em Libras, o espetáculo é inspirado em memórias e depoimentos de experientes artistas, que construíram suas trajetórias se apresentando nas lonas e picadeiros dos circos brasileiros, como Gachola, Bagunça, Reco-Reco, Dirce Militello e Marília de Dirceu

Inspiração

Partindo das memórias destes artistas, hoje com mais de 60 anos, e com inspiração no documentário“Circo Paraki” (2011), que dá voz a figuras circenses pouco valorizadas na história e esbarra nas transformações do circo no Brasil, é que a Cia dos Tortos convida a população, principalmente pessoas idosas, para uma imersão em suas próprias lembranças e memórias com o circo. 

“O que propomos é olhar para um grupo de pessoas que têm contribuições sociais e artísticas para todas as gerações. Colocar as pessoas idosas e suas histórias em evidência é exaltar o seu valor e proporcionar um momento de interação e participação na comunidade. A Cia dos Tortos quer contribuir na construção de uma coletividade mais alegre, reflexiva e com mais equidade, lembrando sempre às pessoas que rir é um ato de união e resistência”, comenta o grupo que é formado por Paloma Natácia e Pedro Fontana, dupla formada em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina.

(Foto: Ricardo Avellar)

As apresentações terão a parceria de instituições voltadas para atividades e cuidados de pessoas idosas, em cidades descentralizadas da capital. Uma maneira encontrada pelo grupo para contribuir na formação de público para a arte circense e também fortalecer a relação que a pesquisa do espetáculo tem com o resgate da memória de diversas pessoas com mais de 60 anos.

“Poematizamos esse encontro que acreditamos contribuir no processo coletivo do cuidado e valorização da nossa sociedade mais experiente, combatendo a discriminação de pessoas idosas, muitas vezes vistas como disfuncionais, com momentos de celebração, alegria e reconhecimento”, finaliza o grupo.    

Mais informações: www.facebook.com/CiadosTortos e www.instagram.com/ciadostortos

Entretenimento

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz seu terceiro concerto da temporada no dia 18

Sob regência da maestrina Cláudia Feres, OSMJ apresenta-se no sábado, às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita

Publicado

em

Por

No terceiro concerto da temporada 2024, obras de Cimarosa, Accolay e Schubert. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), sob a regência da maestrina Cláudia Feres, apresenta-se no sábado, dia 18, às 20h, no Teatro Polytheama. Com entrada gratuita, este será o terceiro concerto oficial da temporada 2024. No programa da noite figuram obras de Domenico Cimarosa, Jean-Batista Accolay e Franz Schubert. Segundo Cláudia, o repertório traz um clima de juventude, com…

Continuar lendo

Acontece

Jumpark celebra Dia das Mães com almoço especial e música ao vivo

Além disso, casa fará um sorteio de vários brindes incríveis

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia das Mães com estilo, o Jumpark prepara um almoço especial no dia 12 de maio, embalado por música ao vivo e sorteio de brindes. Servido em bufê, a partir das 12h, o menu inclui penne ao molho branco; filé mignon ao molho madeira; fricassê de frango; arroz branco; feijão; salada de legumes; mandioca e batata fritas.…

Continuar lendo

Acontece

JundiaíShopping apresenta a Exposição “Sempre Mãe” de Flávia Fontes

Descubra histórias únicas de maternidade através das lentes de Flávia Fontes em uma mostra emocionante e diversificada.

Publicado

em

Por

Foto: Flávia Fontes

O Dia das Mães se aproxima e o JundiaíShopping preparou uma homenagem especial para celebrar essa data tão querida: a exposição fotográfica "Sempre Mãe", da talentosa fotógrafa jundiaiense Flávia Fontes. A mostra, que estará em cartaz até o dia 12 de maio, na Praça de Eventos (piso Nove de Julho), convida o público a mergulhar em um universo de emoções…

Continuar lendo

Entretenimento

Casa de Deus traz para Jundiaí espetáculo do Ballet Magnificat no dia 14 de maio

Companhia de ballet irá apresentar o espetáculo “Deliver Us”; ingressos estão disponíveis pelo Sympla

Publicado

em

Por

Foto: Philip Tay

Na próxima terça, 14 de maio, a Igreja Batista Casa de Deus traz para Jundiaí a magia do Ballet Magnificat, companhia de ballet que irá apresentar o espetáculo “Deliver Us”. De acordo com a pastora Anna Prates, do Ministério Criativo da Casa de Deus, o Ballet Magnificat é aclamado por sua excelência e pela habilidade de contar histórias bíblicas de…

Continuar lendo

Entretenimento

LALA apresenta show “ELA” no palco do Sesc Jundiaí

O show da artista abre o projeto ‘Canto Mulher’ no próximo dia 11

Publicado

em

Por

A artista nasceu e cresceu em Jundiaí. Foto: Johnny Perocco

Pela primeira vez no Sesc Jundiaí, a multiartista LALA apresenta o show “ELA”, inspirado em suas maiores referências femininas dentro da música. O repertório traz referências como Gal Costa, Cindy Lauper, Rita Lee, Amy Winehouse, Marisa Monte, entre outras. O show reflete sobre a história, medos e conquistas da cantora, misturando releituras de sucessos do pop e da MPB com…

Continuar lendo
Publicidade