A vida é bela: em depressão, ela tentou suicídio duas vezes. Hoje é mãe, empresária e feliz
Conecte-se conosco

Jundiaí

A vida é bela: em depressão, ela tentou suicídio duas vezes. Hoje é mãe, empresária e feliz

“Talvez se eu não estivesse passado por tudo isso, eu não estaria onde eu estou hoje”

Publicado

em

Atualizado há

Hoje, Yasmin (23) é mãe da pequena Alice e empresária. (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 17 anos, Yasmin Fleming se viu com uma filha recém-nascida e com responsabilidades que nunca havia experimentado antes. Enquanto os amigosingressavam na faculdade e investiam nos estudos, ela precisou trabalhar para oferecer o melhor à filha.

“Eu via que todo mundo me olhava com muita pena, como se eu realmente não fosse ter nenhum tipo de futuro”, comenta Yasmin, hoje com 23 anos. O fato de frustrar expectativas de outras pessoas e receber comentários negativos somado a problemas diários, levou a jovem mãe a desenvolver um quadro depressivo grave.

Naquele momento, Yasmin chegou ao extremo e encontrou o suicídio como oportunidade para amenizar a dor.

Na primeira tentativa de tirar a própria vida, o pai a encontrou caída dentro de casa e a levou para um hospital particular da região. “Eu me lembro de que quando eu estava começando a acordar, todo mundo no hospital me tratava com muito desdém, como se falando ‘nossa, menina, você poderia estar fazendo algo melhor com a sua vida!’”, relembra.

Maria Cristina, voluntária do Centro de Valorização da Vida, o CVV, diz que a discriminação, os estigmas e os preconceitos são extremamente graves para as pessoas com doenças mentais e são como um fator que contrário aos tratamentos adequados e necessários. Ela reforça a importância de entender a tentativa de suicídio como consequência de uma doença. “Doenças graves levam à morte e isto também ocorre com as doenças mentais graves”, explica.

O tratamento que Yasmin recebeu devolveu seus batimentos cardíacos, mas não a trouxe de volta à vida.

“Se eu já me sentia mal, naquele dia no hospital eu me senti muito pior”.

Depois de um tempo, mesmo já medicada com antidepressivos, Yasmin tentou por mais uma vez tirar a própria vida. Internada em outro hospital, dessa vez em Campinas, ela recebeu apoio de um psicólogo. “Eu me senti mais acolhida”, conta a jovem.

A mudança de vida aconteceu quando ela se sentiu desafiada a provar para todos que ela não merecia os comentários de pena e dó.

“Eu não tenho vergonha de dizer que eu tirei forças para provar que não era aquela pessoa. A minha motivação foi mostrar para todo mundo que eu poderia sair daquilo e poderia ser melhor do que qualquer pessoa já imaginou”, confessa.

Hoje, Yasmin é empresária e mãe da pequena Alice. Como qualquer outro ser humano, ela continua tendo suas dificuldades. Mas, depois de ver o pior lado da vida, ela não tem mais medo algum. “Talvez se eu não estivesse passado por tudo isso, eu não estaria onde eu estou hoje”, conta.

“A força fica dentro da gente o tempo todo. É muito difícil de encontrar, principalmente quando ninguém mais acredita em você, mas saiba: eu acredito”.

Prevenção

Yasmin defende que tão importante quanto abordar o tema de maneira franca, que é o que ela faz em suas redes sociais, investir em tratamento de qualidade e acessível é fundamental.

Em Jundiaí, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o cidadão pode procurar por ajuda nas Unidades de Pronto Atendimento do município, no Hospital Universitário, no Consultório na Rua (99825-8372), na Enfermaria de Retaguarda de Saúde Mental ou em algum dos CAPS (4521-1132 / Infância e Juventude: 4522-0672/ Álcool e outras Drogas: 4522-6898).

Pessoas de todo o Brasil que estejam passando por sofrimento emocional podem entrar em contato com CVV em qualquer hora do dia, por telefone, e-mail ou chat. Ligue 188 ou acesse o site.

 

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade