Estoque baixo: Colsan de Jundiaí pede ajuda a doadores de sangue
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Estoque baixo: Colsan de Jundiaí pede ajuda a doadores de sangue

Veja quais os requisitos para doar sangue e como fazê-lo.

Publicado

em

Atualizado há

Homem doando sangue
O Colsan é o principal hemocentro da região e atende pacientes de Jundiaí e cidades próximas (Foto: Canva Pro)

Começo do ano e época de Carnaval, dois fatores que contribuem para a baixa contribuição de doadores de sangue para a Colsan Jundiaí. De acordo com o órgão, que é o maior hemocentro da região, desde o início do ano houve uma queda de 30% de doadores.

A Colsan atende 12 hospitais de Jundiaí e região, salvando vidas de pacientes em estados críticos todos os dias. No entanto, a Colsan está com o estoque baixo e precisa urgente de ajuda.

Estoque zero

O tipo de sangue em estado mais crítico e que a Colsan já não tem em estoque é o tipo 0-. Esse tipo sanguíneo é conhecido como “sangue universal“, ou seja, é compatível para transplante em pacientes, independente de seu próprio tipo sanguíneo. Assim, com o estoque vazio, o hemocentro fica impossibilitado de ajudar as situações de emergência e urgência de hospitais da região.

Como doar sangue?

Confira quais os requisitos para que você possa contribuir doando sangue na Colsan:

  • Leve documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos);
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado (porém, evite refeições pesadas ou gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação).

De acordo com a Colsan, doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos. Além disso, deve-se levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido [acesse aqui], com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição. O reconhecimento de firma é dispensável se o responsável legal do menor estiver presente do começo ao fim da doação , e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do Termo de Autorização. O documento de autorização também pode ser retirado no posto de coleta.

Quem tomou vacina Sonovac/Butantan contra a Covid-19 deve aguardar 48 horas para doar. Se você tomou as doses AstraZeneca/Fiocruz/Pfizer, deve aguardar sete dias após a vacinação.

Não pode doar sangue se ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).

Intervalo entre doações de sangue

  • Homens: podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses;
  • Mulheres: podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses.

Você pode ir até a Colsan para doar sangue de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. A Colsan fica na rua XV de Novembro, 1.848, em Jundiaí. Quem desejar agilizar o atendimento pode baixar gratuitamente o App Colsan, disponível no Google Play ou Apple Store. O aplicativo permite agendar a doação de forma rápida e segura.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade