'Vamos combinar?': campanha da Saúde de Jundiaí reforça prevenção à AIDS no Carnaval
Conecte-se conosco

Saúde Pública

‘Vamos combinar?’: campanha da Saúde de Jundiaí reforça prevenção à AIDS no Carnaval

Com muita animação, atores da Cia Paulista de Artes e a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento passam orientações aos foliões.

Publicado

em

Atualizado há

Em Jundiaí, foram registrados 109 casos de pessoas com HIV na cidade, em 2021 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí aproveita os festejos de Carnaval para levar para as ruas a campanha “Vamos Combinar?”. Nos blocos, atores da Cia Paulista de Artes passam informações de maneira criativa e lúdica sobre a prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Por meio da performance teatral ‘Até na prevenção a gente combina’, estamos divulgando as diversas estratégias disponíveis como preservativos, testes, medicamentos antirretrovirais tanto para o tratamento como para a prevenção: a PEP e a PrEP. Ao longo do ano, atuamos  de forma que as pessoas se percebam vulneráveis à infecção pelo HIV e busquem as medidas de prevenção que melhor lhe combine. Tradicionalmente nos festejos de Carnaval, a ação ganha reforço”, ressalta a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão disponibilizando folhetos e preservativos. “É fundamental que a população tenha conhecimento e acesso à todas essas estratégias de prevenção. Somente assim, conseguiremos evitar novas infecções pelo HIV”, salienta.

De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2020, mais de 40 mil novas infecções por HIV acontecem por ano, nos últimos 10 anos. Assim, a taxa de detecção no Brasil chega a 17,8/100 mil habitantes. O País soma 1.011.617 de casos de AIDS notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de 1980 até junho de 2020.

Em Jundiaí, foram registrados 109 casos de pessoas com HIV na cidade, em 2021. Os dados de 2022 ainda estão sendo tabulados pelos Ministério da Saúde. A concentração está na faixa etária de 20 a 40 anos, que corresponde a 51,80%.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade