Biblioteca de Jundiaí recebe exposição proposta por alunos da Fatec
Conecte-se conosco

Jundiaí

Biblioteca de Jundiaí recebe exposição proposta por alunos da Fatec

A exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu” se fundamenta na leitura e análise do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak.

Publicado

em

Atualizado há

Exposição em Biblioteca de Jundiaí
A exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu” poderá ser visitada até dia 31 de maio, na rua dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Biblioteca Pública Prof. Nelson Foot (BNF) recebeu na manhã desta quinta-feira (11), alunos do 2º semestre do curso de Eventos da Fatec Jundiaí para conhecer a exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu”. Os professores Ma. Marianna Lamas Ramalho, Ma. Adriana Perroni Ballerini e Ms. Galileo Schioser acompanharam os alunos.

Além disso, também participaram da abertura alunos do Centro Municipal de Educação para Jovens e Adultos – CMEJA. A Fatec convidou os alunos para integrar o projeto da exposição, com a confecção de cards, sob a orientação da professora de Língua Inglesa.

“É muito gratificante ver que a comunidade se apropriando dos espaços oferecidos pela Biblioteca. Aqui a Literatura será sempre destaque, mas nós queremos outros segmentos ocupando e divulgando suas ações aqui na Biblioteca. Cultura se faz com parcerias”, comentou a bibliotecária da BNF, Michele Bueno.

Entenda a exposição

“Comendo a Terra e Segurando o Céu”, faz parte do 12° Encontro de Tecnologia e Cultura: Humanidades e Futuros. A exposição se fundamenta na leitura e análise do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak. A leitura traz questionamentos sobre o conceito de humanidade, sobre como vivemos nossa realidade e a fatalidade que teremos de encarar: o futuro e talvez o fim do mundo.

De acordo com os organizadores, o objetivo da exposição é de refletir a discrepância entre o que pensamos ser como humanidade, o que realmente somos e nossas concepções e ideias para adiar o fim do mundo. A exposição encontra-se dividida em duas partes: “Comendo a Terra” e “Segurando o Céu”.

Exposição em Biblioteca de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Comendo a Terra representa uma relação dialética de consumo e pertencimento nossa para com a Terra. No atual sistema em que vivemos somos levados a uma desconexão da natureza, entendendo-a apenas como recurso, matéria-prima, que podemos e devemos explorar do jeito que bem entendemos.

Porém, em uma segunda perspectiva comer a terra envolve uma relação de pertencimento, é perceber que tudo interna e externamente é Terra. Já em Segurando o Céu, a exposição permeia o que Krenak coloca em seu livro como “construir paraquedas coloridos” como uma simbologia de aceitar a queda, porém adiar a chegada ao fim do mundo a partir do que pensamos ser formas de fruir a vida e expandir subjetividades através de visões e poéticas.

Visite a exposição

O 12º Encontro de Tecnologia e Cultura é uma realização do Curso Superior de Tecnologia em Eventos e do Programa de Extensão e Cultura (PEC), ambos da FATEC Jundiaí, que ocorrerá no dia 22 de maio das 9h às 12h30, no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot.

A exposição “Comendo a Terra e Segurando o Céu”, poderá ser visitada até dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 10h às 17h. A entrada é gratuita. A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.

Jundiaí

Igreja Batista Manancial celebra seu primeiro aniversário e traz o cantor gospel Robinson Monteiro

Comemoração inclui três cultos especiais nos dias 19, 23 e 25. Acompanhe a programação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Igreja Batista Manancial, uma comunidade vibrante e comprometida com a fé cristã, está se preparando para celebrar seu primeiro aniversário com três cultos especiais nos dias 19 (às 9h30 e às 18h30), com o pastor Paulo Ricardo de Oliveira, presidente da Manancial; 23 (às 19h30), com o pastor Pedro Santana e o cantor gospel, Robinson Monteiro; e 25 (às…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí lança projeto de treinamento de empresas em encontro sobre solidão

Ciente da importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a ACE de Jundiaí promoveu o 1º Encontro “Criando Conexões em um Mundo Isolado”.

Publicado

em

Foto: ACE Jundiaí

De acordo com uma pesquisa da Meta-Gallup, mais de um milhão de pessoas, principalmente entre 19 e 29 anos, sofrem com a solidão. A pesquisa foi realizada em 142 países. A gravidade da situação levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificar a solidão como prioridade de saúde pública, com nível de epidemia. Ciente da importância da saúde mental…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde Mental Materna: Campanha ‘Maio Furta-Cor’ é aprovada na Câmara Municipal em Jundiaí

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população e estimular o debate sobre políticas públicas que atendam necessidades das mães em diversas fases da maternidade.

Publicado

em

Faouaz Taha
O projeto de lei foi idealizado pelo vereador Faouaz Taha (Foto: )

Jundiaí dá um passo importante na luta pela saúde mental materna com a aprovação, na Câmara Municipal, do projeto de lei que cria a campanha de conscientização "Maio Furta-Cor". A iniciativa, idealizada pelo vereador Faouaz Taha, tem como objetivo sensibilizar a população para a causa e estimular o debate sobre a importância de políticas públicas que atendam às necessidades das…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe dois prêmios no Congresso Smart City Business America, em São Paulo

Cidade ganhou os prêmios de ‘Destaque do Ano’ e “InovaCidade’

Publicado

em

Por

De Jundiaí, gestor de Governo e Finanças, Jones Martins e o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, receberam a premiação pela assistente virtual “Ju”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024, nesta terça-feira, dia 14, em São Paulo. O prêmio Destaque do Ano ficou para a JU – Assistente virtual desenvolvida pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O outro prêmio, InovaCidade 2024, ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora…

Continuar lendo

Jundiaí

Funcionários da DAE Jundiaí se unem em apoio às vítimas no Rio Grande do Sul

Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados

Publicado

em

Foto: DAE Jundiaí

Em um gesto de solidariedade e empatia, colaboradores da DAE Jundiaí uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados e entregues nesta terça-feira (14) diretamente na sede do…

Continuar lendo
Publicidade