Fórum de Luta Antimanicomial reúne mais de 200 pessoas no Sesc Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Fórum de Luta Antimanicomial reúne mais de 200 pessoas no Sesc Jundiaí

O evento aprofundou o tema “Saúde Mental e o Direito à Cidade: construções e reinvenções possíveis para o habitar em liberdade”.

Publicado

em

Atualizado há

Fórum de Luta Antimanicomial reúne mais de 200 pessoas no Sesc Jundiaí
Trabalhadores da saúde e usuários do sistema participaram dos debates sobre a Luta Antimanicomial (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quinta-feira (11), a Coordenação de Saúde Mental de Jundiaí, em parceria com o Sesc, realizou a 7ª edição do Fórum da Luta Antimanicomial. A atividade, parte da programação do Mês da Luta Antimanicomial, reuniu mais de 200 pessoas. O evento aprofundou o tema da programação deste ano: “Saúde Mental e o Direito à Cidade: construções e reinvenções possíveis para o habitar em liberdade”.

Além da diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Profa. Dra. Sonia Barros, participaram o diretor de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua do Ministério dos Direitos Humanos, Leonardo Pinho; a coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Flávia Blikstein; e a pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e coordenadora de Curadoria do Projeto Cidadãos Cantantes, Isabel Cristina Lopes.

“Reunimos a rede de trabalhadores, usuários dos serviços, a sociedade e convidados que são referências na área para propor reflexões e atualizações sobre a construção de políticas intersetoriais, visando que as pessoas com sofrimento psíquico tenham melhores condições para viver em liberdade nas cidades. Sabemos que isso engloba abordar não somente o acesso à saúde, mas fatores como a moradia, a renda, o transporte e a cultura”, observou o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.

Rede de Atenção Psicossocial

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, representando o prefeito Luiz Fernando Machado, destacou a importância do evento. “Jundiaí conta com uma Rede de Atenção Psicossocial bem estruturada, mas sabemos que ainda existem desafios. O adoecimento em saúde mental tem atingido boa parte da sociedade, tendo sido agravado pela pandemia de Covid-19. É fundamental tratarmos a questão e tudo o que envolve para fortalecer as políticas públicas que versam sobre o cuidado e a melhoria da qualidade dessa população”.

O gerente do Sesc Jundiaí, Wagner Dini de Castro, também avaliou positivamente a iniciativa. “O acolhimento de todos é um dos nossos principais ativos. Desenvolvemos vários projetos, dentro das áreas de cultura, esporte e lazer, trazendo para o centro do debate a saúde mental. É importante unir forças e atuar como parceiro da rede de Jundiaí nesta reflexão”, destacou.

Além disso, ao longo do dia, o Sesc Jundiaí recebeu a Feira Colmeia Ecosol, iniciativa intersetorial da Prefeitura. A feira fomenta a atividades geradoras de renda por meio de Economia Criativa e Solidária e proporciona contato com os consumidores.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade