Sobreviventes participam de exposição sobre o Holocausto no Solar do Barão, em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Sobreviventes participam de exposição sobre o Holocausto no Solar do Barão, em Jundiaí

A mostra conta com exposições temáticas do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo e do Consulado Geral da República da Lituânia de São Paulo.

Publicado

em

Atualizado há

Sobreviventes participam de exposição sobre o Holocausto no Solar do Barão, em Jundiaí2
A exposição fica em cartaz até o dia 06 de agosto, com entrada gratuita e faixa etária indicada para maiores de 12 anos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Cultura de Jundiaí abriu oficialmente a exposição “Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”, no Museu Solar do Barão. Aberta para o público até o dia 06 de agosto, a mostra contém instalações sugeridas pela pasta. Além disso, há exposições temáticas do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo e do Consulado Geral da República da Lituânia de São Paulo.

A abertura oficial aconteceu na Sala Jahyr Accioly de Souza e seguida da visita pelas instalações pelos convidados. Entre eles, Ariella Pardo Segre e Gabriel Waldman, judeus sobreviventes do Holocausto. No evento, discursaram emocionados sobre as suas memórias de infância da chegada das tropas nazistas à Itália e à Hungria, respectivamente, seus países de origem. Além disso, manifestaram a importância sobre o diálogo, respeito às diferenças e a acolhida no Brasil.

O papel da Cultura

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, deu as boas-vindas aos convidados. “Esta exposição é resultado de uma aproximação que tivemos com o Memorial no ano passado, pensando em ações parceiras e formações. E hoje chegamos à abertura desta exposição, que não se trata de uma ocasião feliz, mas fundamental”, comenta Peroni.

“É também papel da Cultura provocar a reflexão contra os preconceitos, repensar os costumes, aceitar as diferenças, ainda mais no momento complexo que vive a sociedade, dialogando a partir do fato histórico trazido pelo Holocausto. Retomo uma fala do prefeito Luiz Fernando Machado durante a abertura do Encontro de Cidades das Crianças, de que em Jundiaí impera a política pública do amor. Que esta exposição possa auxiliar a nossa reflexão sobre a construção da cidade e de suas pessoas”, relatou o gestor de Cultura de Jundiaí.

Representando o prefeito, o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antonio Parimoschi, ressaltou a importância da Prefeitura na promoção da exposição. “Assim como as pessoas retratadas na exposição, estes sobreviventes conheceram um verdadeiro desastre promovido de forma sistemática e orquestrada contra a Humanidade. Por isso é necessário que o Poder Público promova políticas conscientes e profundas para que nunca mais volte a chegar perto de algo parecido com isso”.

Conheça a exposição

O Museu também tem instalado as exposições: “Shoá: como foi humanamente possível?”, proposta pelo Memorial; e “Os justos entre as nações da Lituânia”, do Consulado.

Durante a abertura, o rabino Toive Weitman, diretor do Memorial, agradeceu a Prefeitura pela parceria. “Os sobreviventes do Holocausto passaram pelo verdadeiro inferno na Terra, viram à sua frente a destruição do Universo. E sempre que os encontro não vejo ódio, vingança e rancor, mas amor, abraços e sorrisos. Esta não é uma exposição agradável, mas é sim emocionante, forte e sensorial, pois traz para a nossa pele a dor dessas vítimas e garante uma reflexão necessária, para que isso não se repita com nenhum povo”.

O cônsul honorário da Lituânia, Carlos Levenstein, também agradeceu pela parceria e explicou o contexto da exposição proposta. “A mostra retrata o empenho de famílias não judias na Lituânia para salvar as vítimas de perseguição. Enquanto judeu lituano, é bastante possível que alguém da minha família tenha sido salvo em algum momento, por alguém. A Lituânia era e ainda é um País pequeno, mas ainda assim onde se viu a generosidade do ser humano, mesmo em tempos de condições tão adversas”.

Também participaram da visita o presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Albino; as coordenadoras educacionais do Memorial, Sarita Sarue e Ilana Iglicky; a dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí, Valdete Melo, acompanhada de educadores e alunos da rede estadual de ensino; o ex-prefeito Miguel Haddad; além de ex-integrantes do Comitê das Crianças; e interessados em geral.

Visite

A exposição fica em cartaz até o dia 06 de agosto, com entrada gratuita e faixa etária indicada para maiores de 12 anos. Crianças menores dessa idade poderão fazer a visita somente se acompanhadas de adultos responsáveis. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e fica aberto de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade