Cultura de Jundiaí forma educadores com foco na exposição sobre o Holocausto
Conecte-se conosco

Jundiaí

Cultura de Jundiaí forma educadores com foco na exposição sobre o Holocausto

Em quatro dias, a exposição no Museu Solar do Barão já recebeu mais de três mil visitantes. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

A primeira turma foi a de educadores de Humanidades da escola Deolinda Copelli de Lima, da Vila Ruy Barbosa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do Departamento de Museus, deu início, nessa terça-feira (16), às formações para educadores com foco na Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”, exposição inaugurada na última semana no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e que, em somente quatro dias já recebeu mais de três mil visitantes.

A primeira turma foi a de educadores das disciplinas de Humanidades da escola estadual Deolinda Copelli de Lima, da Vila Ruy Barbosa. Além de uma palestra com o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, os participantes puderam conferir a exposição.

“Esta exposição vem na sequência de exposições propostas pela UGC e pelo Departamento de Museus com foco nos Direitos Humanos e na abordagem de crimes contra eles e contra a Humanidade. Um dos exemplos foi a escravidão, já tratada em outras ocasiões. E agora, trazemos como tema mais um crime, que foi o Holocausto, e não mediremos esforços para que o tema chegue até todas as escolas, todos os professores e todos os alunos”, comentou Vicentini. De acordo com ele, todo o material gráfico da exposição produzido pela UGC poderá ser distribuído, gratuitamente, aos interessados para propostas pedagógicas.

Depoimento

Um dos visitantes, o professor de Filosofia e Projeto de Vida da escola, Nelson Zanini, que reforçou a importância de se tratar do tema. “O Holocausto é um dos temas que compõem o currículo do curso de Filosofia e, por isso, eu não podia deixar de vir e de, agora em sala de aula, incentivar que os alunos venham ao Museu e tenham esta vivência. O Século 20 foi um século transformador, mas foi também quando o mundo viu surgirem os campos de concentração. Precisamos falar a respeito, evitar que se alimente o ódio, para que isso nunca mais se repita”.

Mais formação

Na última segunda-feira (15), um grupo de cinquenta educares da rede estadual de ensino dos cursos de Geografia e História, do Ensinos Fundamental 2 e Médio, também participaram de uma formação promovida pela Departamento no Museu Ferroviário e no Arquivo Histórico, ambos no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).

O objetivo desta formação, além de também incentivar a divulgação dos espaços culturais para os alunos, foi o de apresentar aos educadores a estrutura dos equipamentos, a rotina de trabalho de catalogação e digitalização do acervo, bem como apresentar como os profissionais podem requerer e utilizar as fontes disponíveis para trabalho em sala de aula.

Conheça a exposição

A exposição “Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita” segue em cartaz, com visitação gratuita, até o dia 06 de agosto, com classificação etária para maiores de 12 anos.

Além do acervo de fotos, mapas, textos e instalações artísticas da UGC, a mostra contempla ainda as exposições “Shoá: como foi humanamente possível?” e “Os justos entre as nações da Lituânia”, propostas pelo Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto de São Paulo e do Consulado Geral da República da Lituânia de São Paulo.

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e Siemens discutem a ampliação de parcerias na área da inovação

Reunidos no gabinete do prefeito, gestores e executivos discutiram também demandas específicas da empresa

Publicado

em

Por

Encontro com as empresas é uma rotina da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última quarta-feira (15), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com executivos da Siemens Energy Brasil em seu gabinete. Durante o encontro, foram exploradas oportunidades de ampliação das colaborações na esfera da tecnologia e inovação. Além disso, foram discutidas demandas específicas da empresa que está localizada no município. "A aproximação com o setor privado é uma dinâmica adotada desde…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta para golpe de de óculos e exames de vista grátis

Descubra como se proteger de fraudes e onde buscar informações seguras sobre saúde ocular

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí alerta que circulam nas redes sociais fotos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com informações sobre a oferta de exames de vista e armações de óculos gratuitas. Isso é um golpe! São páginas que oferecem links, que uma vez clicados podem induzir a pessoa ao fornecimento de dados pessoais e contratação de serviços indevidamente. A orientação…

Continuar lendo

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo
Publicidade