Família autoriza doação de órgãos de vítima de AVCI no Hospital São Vicente
Connect with us

Jundiaí

Família autoriza doação de órgãos de vítima de AVCI no Hospital São Vicente

A captação dos rins e córneas aconteceram nesta terça-feira (8).

Published

on

Atualizado há

Família autoriza doação de órgãos de vítima de AVCI no Hospital São Vicente
HSV é referência em captação de órgãos para todo o Estado de São Paulo (Foto: Hospital São Vicente)

Referência para captação de órgãos em todo o Estado de São Paulo, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí, por meio da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT), promoveu mais uma captação de órgãos nesta terça-feira (8). Apesar de complexa e dolorosa, a morte nem sempre significa o fim da vida. A fragilidade do momento pode ressignificar a dor e transformar esse sentimento em uma nova chance para quem aguarda na fila para transplante.

A família de um homem de 37 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), autorizou a doação. Assim, o paciente pode doar doados rins e córneas, encaminhados para a UNICAMP e Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), respectivamente.

Considerando o tempo de isquemia – período em que um órgão pode resistir entre a captação e transplantação em outro paciente – transportaram os órgãos via terrestre. Dependendo da necessidade, o transporte dos órgãos pode ser via terrestre ou aéreo, com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar.

Como é a captação de órgãos?

Os rins contam com o período de 48 horas e córneas com tempo de sete dias. Além dos órgãos mencionados, pode-se ainda captar fígado, coração, pâncreas e pulmão. Além disso, profissionais podem captar tecidos como pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Em todos os casos, é necessário que o órgão ou tecido esteja saudável.

“A captação só acontece após uma série de exames para constatação da morte encefálica. É um processo seguro e minucioso. Sabemos que esse momento pode ser difícil para a família e, por isso, atuamos com o auxílio da equipe de psicologia e serviço social nessa abordagem. Esse contato é realizado para que o responsável seja acolhido e informado sobre a possibilidade da doação e da importância do ato se o processo for autorizado, sempre respeitando a decisão da família. Por isso, o assunto deve ser tratado com naturalidade. Estimulamos o diálogo sobre o assunto e que os interessados manifestem a vontade de ser doador em vida. Muitas pessoas ainda podem ser salvas”, explica a enfermeira da CIHT, Thais Fernanda da Rocha Santos.

Jundiaí

Aula de yoga no Parque da Cidade reúne centenas de praticantes em Jundiaí

Evento no Parque da Cidade promove bem-estar e destaca a tradição indiana no Dia Internacional do Yoga

Published

on

aula de yoga em Jundiaí no Parque da Cidade, com dezenas de praticantes ao ar livre em um anfiteatro.

Em celebração ao Dia Internacional do Yoga, a Prefeitura de Jundiaí promoveu uma aula de yoga gratuita no Parque da Cidade neste sábado (15). A iniciativa, organizada em parceria com o Consulado Geral da Índia, reuniu centenas de pessoas em uma manhã ensolarada para promover o bem-estar e celebrar essa tradição milenar. Yoga para o empoderamento das mulheres O tema…

Continue Reading

Jundiaí

Cursos gratuitos em Jundiaí com inscrições abertas no Funss para julho

Fundo Social e Senai oferecem cursos gratuitos em julho; saiba como se inscrever e confira os pré-requisitos.

Published

on

Homem usando computador no escritório, visualizando planilha de cursos gratuitos em Jundiaí oferecidos pelo Funss e Senai.
Inscrições abertas para cursos gratuitos em Jundiaí: confira as datas e detalhes dos cursos. - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições na próxima terça-feira (18) para novos cursos gratuitos, oferecendo oportunidades para quem busca inovar na carreira, empreender ou adquirir novas qualificações. Como se inscrever nos cursos gratuitos em Jundiaí Para participar, os interessados devem acessar o site https://fundosocial.jundiai.sp.gov.br/cursos/vagasabertas/, escolher o curso desejado e preencher o formulário online. É importante ressaltar…

Continue Reading

Jundiaí

Obras do prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan avançam em Jundiaí

As obras avançam com foco em modernização e melhorias na mobilidade urbana de Jundiaí.

Published

on

Vista aérea das obras de prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan em Jundiaí, mostrando a margem do rio e infraestrutura urbana.
DAE investe R$ 2,14 milhões no prolongamento da Ozanan, considerada a maior obra de mobilidade da história da cidade - Foto: Prefeitura de Jundiaí

As obras de remanejamento de um emissário de esgoto de grande porte (1.500 mm de diâmetro) pela DAE Jundiaí marcaram o início desta semana no prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan. Os serviços começaram pela margem esquerda do rio Jundiaí, próximo à Churrascaria da Fazenda. Ritmo acelerado nas obras de mobilidade “A maior obra de mobilidade da nossa história está…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading