Mata Ciliar recebe macacos-prego que foram criados como domésticos
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Mata Ciliar recebe macacos-prego que foram criados como domésticos

De acordo com a Associação Mata Ciliar, os animais estavam mal alimentados, estressados e traumatizados.

Publicado

em

Atualizado há

Em cinco dias, Mata Ciliar recebe dois macacos-prego que foram criados como domésticos (Foto: Mata Ciliar)

Na última semana, a Associação Mata Ciliar recebeu dois macacos-prego com históricos de “domesticação”. De acordo com a Mata, os animais chegaram ao Cras mal alimentados, estressados e traumatizados.

No domingo (1), agentes da Guarda Municipal de Itatiba levaram um jovem macho, após receberem o animal de um munícipe. O munícipe relatou aos profissionais que alguém deixou o macaquinho na porta de sua casa, em uma caixa de papelão e agarrado em um ursinho de pelúcia. Além disso, na quinta-feira (5), a Polícia Militar Ambiental de Jundiaí levou à Mata uma fêmea adulta, após uma entrega voluntária, que permaneceu sob cuidados humanos por seis anos, sendo alimentada com frutas e amendoim.

Impactos da domesticação

Ambos possuem comportamentos de animais domesticados, são mansos e acostumados com uma má alimentação. A fêmea está lactante, indicando que, possivelmente, estava prenha. Além disso, por conta do abandono e do estresse passado neste período, também apresentam traumas neurológicos, como a estereotipia – movimentos repetitivos.

“Os macacos-prego possuem comportamento natural de bando e, na natureza, esses animais caçam, se reproduzem e realizam outras atividades da espécie que são saudáveis para eles”, explica Giulia Verdini Mencarini, bióloga da Mata Ciliar. “Então, quando são criados como pet, sem contato com outros da espécie, eles acabam perdendo completamente esses comportamentos. Dessa forma, dificilmente o animal conseguirá entrar em um bando, em um eventual processo de reabilitação.”

De acordo com a Associação, quando ocorre um corte de relação, como estes dois casos, o macaco-prego, pode entrar em depressão, permanecendo inativo e sem se alimentar. “Animais de cativeiro, principalmente primatas, são muito suscetíveis a várias doenças que ocorrem em humanos. O manejo alimentar inadequado, por exemplo, pode desenvolver obesidade e, consequentemente, diabetes. Além de doenças transmitidas por humanos, como a herpes”, pontua Rebeca Alves, médica veterinária da Mata Ciliar.

Agora, ambos irão passar por exames complementares, como hemograma e bioquímico, para identificar possíveis alterações imunológicos e, assim, organizar corretamente os próximos passos de seus manejos alimentares, com a introdução de uma nova dieta, e iniciar tratamentos terapêuticos.

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo
Publicidade