Gestão de Trânsito de Jundiaí intensifica operação contra motos barulhentas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Gestão de Trânsito de Jundiaí intensifica operação contra motos barulhentas

Os agentes de Trânsito com apoio da Guarda Municipal realizam operações em diferentes locais em Jundiaí, intensificando as fiscalizações de motos barulhentas.

Publicado

em

Atualizado há

Além da poluição sonora, escapamentos barulhentos causam danos à saúde e ao meio ambiente (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um dos principais motivos de reclamações de munícipes de Jundiaí é o barulho de escapamentos adulterados ou irregulares das motocicletas. Os escapamentos barulhentos causam danos à saúde auditiva, além de ser uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, os agentes de Trânsito com apoio da Guarda Municipal realizam operações em diferentes locais em Jundiaí, intensificando as fiscalizações.

“Muitos moradores reclamam da questão da perturbação do sossego, a qual traz sérios prejuízos para pessoas idosas e crianças pequenas. Por isso, estamos realizando essas operações, porém, é importante ressaltar que os agentes também podem atuar durante as ações e atendimentos rotineiros, sem realizar abordagem. O objetivo é coibir os condutores que infringem a lei, e causam incômodo para as outras pessoas”, explica o diretor de Trânsito, Esdras Cintra Júnior.

Além disso, a adulteração do escapamento prejudica o meio ambiente ao liberar muito mais poluentes do que o normal. Nessa semana, uma operação de fiscalização na região da Ponte São João, resultou em:

  • 16 autuações;
  • 33 pessoas abordadas;
  • 30 motos fiscalizadas;
  • 4 motos recolhidas para o pátio;
  • 1 condução à delegacia pela GM por porte de drogas.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Estamos procurando dar a sensação de segurança aos moradores da região. Este trabalho em conjunto além de fiscalizar as motocicletas irregulares tem o objetivo de diminuir a criminalidade como a condução e a detenção que fizemos deste jovem que portava drogas em sua mochila”, comenta o subinspetor chefe do programa Bairro Seguro, Kennedy Lombardi.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Em seu artigo 230, o CTB prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave. A lei prevê as penalidades: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até a regularização da situação.

A legislação brasileira não proíbe a substituição do escapamento, desde que mantidas as características originais do equipamento no tocante a ruídos e emissão de poluentes.

Denuncie

As reclamações de casos de motos barulhentas, entre outras denúncias relativas ao trânsito, podem ser feitas pelo telefone: 156, ou ainda pelo aplicativo, ou site da Prefeitura.

Jundiaí

Jundiaí recebe dois prêmios no Congresso Smart City Business America, em São Paulo

Cidade ganhou os prêmios de ‘Destaque do Ano’ e “InovaCidade’

Publicado

em

Por

De Jundiaí, gestor de Governo e Finanças, Jones Martins e o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, receberam a premiação pela assistente virtual “Ju”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024, nesta terça-feira, dia 14, em São Paulo. O prêmio Destaque do Ano ficou para a JU – Assistente virtual desenvolvida pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O outro prêmio, InovaCidade 2024, ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora…

Continuar lendo

Jundiaí

Funcionários da DAE Jundiaí se unem em apoio às vítimas no Rio Grande do Sul

Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados

Publicado

em

Foto: DAE Jundiaí

Em um gesto de solidariedade e empatia, colaboradores da DAE Jundiaí uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados e entregues nesta terça-feira (14) diretamente na sede do…

Continuar lendo

Jundiaí

Ônibus da Sicoob vem a Jundiaí com 120 vagas para cursos gratuitos em maio

Os cursos abordam temas relevantes para o mercado de trabalho, como administração, negociação, empreendedorismo, vendas, marketing e mais.

Publicado

em

Ônibus da Sicoob
As vagas são para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD (Foto: Divulgação/Sicoob)

O Expresso Instituto Sicoob estará em Jundiaí, de 21 a 23 de maio, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. São 120 vagas disponíveis para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o CIESP, a FIESP, a Unicoob e o Induscoop, visa promover a cidadania…

Continuar lendo

Jundiaí

Cultura de Jundiaí lança ingresso solidário e arrecada 200 kg de doações para o RS

Iniciativa foi para apresentações da Cia Jovem de Dança no último final de semana; dias 18 e 19 haverá novamente em ações no Polytheama e Expressa

Publicado

em

Doações serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) lançou o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha. O objetivo era duplo: desfrutar de um espetáculo artístico de qualidade e contribuir com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, foram arrecadados 200 kg…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de vacinação contra gripe segue em Jundiaí

Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, disponibilizam doses para a população a partir dos seis meses de idade

Publicado

em

Vacinação contra gripe em Jundiaí
Entre os idosos, apenas 30,5 mil estão imunizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacinação contra a gripe continua em andamento em Jundiaí nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, oferecendo doses para a população a partir dos seis meses de idade. As aplicações ocorrem ao longo da semana, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada local. A cada ano, ocorre a atualização…

Continuar lendo
Publicidade