Escolas de Jundiaí reúnem crianças para festival de xadrez
Conecte-se conosco

Jundiaí

Escolas de Jundiaí reúnem crianças para festival de xadrez

Segundo a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, esta é mais uma iniciativa vinculada ao programa Escola Inovadora.

Publicado

em

Atualizado há

A quadra da Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, transformou-se num imenso tabuleiro de xadrez (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quinta-feira (19), a quadra da Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, em Jundiaí, se transformou em um imenso tabuleiro de xadrez. Para o “Festival Integrativo de Xadrez”, os alunos do 3º B, guiados pela professora Karina de Campos, receberam os alunos do 3º ano C, da Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes, no Jardim Ermida, com a professora Mariana Lopes.

De acordo com a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, o festival faz parte das iniciativas vinculadas ao programa Escola Inovadora. “Muitas das habilidades envolvidas no jogo de xadrez são aquelas exigidas das nossas crianças tanto no ambiente escolar, quanto na vida adulta e no desenvolvimento de suas carreiras. Concentração para a tomada de decisões, habilidades estratégicas e respeito ao próximo estão presentes em nossas vidas. E, por meio desta atividade proposta pelas educadoras, são trazidas ao currículo, alinhado ao programa Escola Inovadora e ao ‘Desemparedamento da Escola’, por meio da ocupação dos ambientes fora da sala de aula com atividades carregadas de aprendizagens”.

A programação iniciou-se com um jogo de estafeta. Em uma competição, os alunos se revezaram para atravessar a quadra e ser a primeira turma a conseguir colocar cada peça num tabuleiro gigante. Em seguida, a competição animada deu espaço para o silêncio e concentração, para a fase das disputas em duplas. Tanto entre colegas da mesma sala, quanto entre as escolas, a disputa contou com a supervisão dos colegas dos quintos anos.

Aprendizado

O anfitrião Jackson do Prado, de oito anos, teve a sua primeira disputa em duplas com Daniel Ken Umebayashi, de nove. “Eu aprendi lá na minha escola. No começo, achava muito difícil, mas depois que dominei as regras, bastava pensar e raciocinar”, compartilhou Jackson.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Eu aprendi a jogar xadrez com quatro anos, com a minha mãe. Achei uma feliz coincidência quando a professora apresentou o jogo para a turma. Porque assim eu podia jogar, fazer mais amigos, trabalhar o raciocínio lógico e melhorar a memória”, comemorou Daniel. Os alunos levaram para casa um certificado de participação nas atividades.

“Procuro sempre diversificar as aulas, misturando teoria, exercício físico, ludicidade, jogos, brincadeiras e aproveitamento dos ambientes escolares. Todos aspectos que integram o currículo escolar”, explica a professora Karina de Campos. “Por isso, começamos a trabalhar o xadrez em 2017 e desde então tem sido um sucesso, a ponto de ter se fortalecido ainda mais durante a pandemia. Por meio da coordenação, já estabelecemos parcerias com outras unidades escolares e, desta vez, com a Emeb Geraldo, com quem temos compartilhado experiências e possibilidades”.

Iniciativa bem aceita

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Enquanto isso, a professora Mariana explica que o projeto desenvolvido em sala fará parte da Semana de Atualização Pedagógica, de fevereiro do ano que vem.

“Propus o xadrez como uma atividade que pudesse aproximar os alunos, trabalhando socialização, raciocínio e momentos de silêncio. Começamos falando da história do jogo, suas regras e a parte prática. E foi uma iniciativa bem aceita por todos, desde, por exemplo, uma estudante com Autismo até o estudante com altas habilidades, que passaram a se socializar melhor com a turma. Sem contar que a proposta integra ainda as noções que eles utilizam durante os jogos do torneio Mente Inovadora, que é raciocinar antes da tomada de decisões e o respeito aos colegas”.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade