Biblioteca de Jundiaí abre inscrições para oficina de contação de histórias africanas para crianças
Conecte-se conosco

Jundiaí

Biblioteca de Jundiaí abre inscrições para oficina de contação de histórias africanas para crianças

Durante a oficina, os participantes terão acesso a ferramentas de ensino para a inserção da cultura africana em contação de histórias, jogos e músicas.

Publicado

em

Atualizado há

A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (4), a partir das 10h, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot de Jundiaí recebe a oficina de contação de histórias africanas para crianças. Com realização da Cia. Kokelinha Produções Artísticas, de Campinas, a atividade é voltada para trabalhadores de Cultura, professores, arte educadores e artistas que trabalhem ou desejem atuar para crianças. Os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário online.

Com duração de 90 minutos, a oficina aborda quais são e onde se encontram os elementos culturais africanos em nosso cotidiano. Assim, aprenderão formas de utilizá-los na contação e resgate de histórias.

Além disso, durante a oficina, os participantes terão acesso a ferramentas de ensino para a inserção da cultura africana em contação de histórias, jogos e músicas. A oficina também explora conhecimentos sobre o ato de contar histórias, apresentando técnicas de narração, corpo e voz. Tudo isso, com o intuito de ajudar o público-alvo das histórias – as crianças – a identificar os sons, cores, gestos e músicas que surgiram no continente africano, além de compreender a importância da valorização dessas contribuições para a sociedade brasileira. A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos.

Cia. Kokelinha no Espaço Expressa

Já no domingo (12), a partir das 15h, a Cia. Kokelinha apresenta o espetáculo teatral “A Princesa Dara e o sapo que fala”, na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).

Com entrada gratuita, a peça explora, de forma lúdica, temas como representatividade, ecologia, cultura popular e autoconhecimento, por meio da história da líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka, que está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo. A princesa só não esperava que um sapo, mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. O local conta ainda com estacionamento coberto e gratuito.

Tanto a oficina quanto a apresentação teatral são atrações que chegam ao Município contempladas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo

Jundiaí

Semana Equestre de Jundiaí celebra cultura e tradição

A programação terá eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. Confira.

Publicado

em

Semana Equestre de Jundiaí
Criado por meio da lei municipal 8.925/2018, a Semana Equestre conta com o apoio da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A quinta edição da Semana Equestre de Jundiaí, que começou no dia 8 de maio, traz diversos eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. O evento, que vai até o dia 19 de maio, quer valorizar, difundir e preservar a cultura equestre, além de fomentar a economia do agronegócio e da pecuária na cidade. Criado por meio da lei…

Continuar lendo

Jundiaí

Igreja Batista Manancial celebra seu primeiro aniversário e traz o cantor gospel Robinson Monteiro

Comemoração inclui três cultos especiais nos dias 19, 23 e 25. Acompanhe a programação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Igreja Batista Manancial, uma comunidade vibrante e comprometida com a fé cristã, está se preparando para celebrar seu primeiro aniversário com três cultos especiais nos dias 19 (às 9h30 e às 18h30), com o pastor Paulo Ricardo de Oliveira, presidente da Manancial; 23 (às 19h30), com o pastor Pedro Santana e o cantor gospel, Robinson Monteiro; e 25 (às…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí lança projeto de treinamento de empresas em encontro sobre solidão

Ciente da importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a ACE de Jundiaí promoveu o 1º Encontro “Criando Conexões em um Mundo Isolado”.

Publicado

em

Foto: ACE Jundiaí

De acordo com uma pesquisa da Meta-Gallup, mais de um milhão de pessoas, principalmente entre 19 e 29 anos, sofrem com a solidão. A pesquisa foi realizada em 142 países. A gravidade da situação levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificar a solidão como prioridade de saúde pública, com nível de epidemia. Ciente da importância da saúde mental…

Continuar lendo
Publicidade