Como os patrocinadores influenciam os times de futebol?
Conecte-se conosco

Esportes

Como os patrocinadores influenciam os times de futebol?

Publicado

em

Atualizado há

Foto de Joshua Hoehne por Unsplash

O patrocínio de atividades esportivas existe desde as primeiras competições, ainda na Grécia Antiga. Com o advento da internet, a relação entre clubes e patrocinadores mudou um pouco.

No começo de 2023, o portal Metrópoles divulgou a informação de que, dos 20 times da Série A do Brasileirão, 19 são patrocinados por casas de apostas. O número não surpreende, levando em conta que equipes não são capazes de sobreviver sem patrocínios e esses sites vêm ganhando proeminência.

O futebol movimenta muito dinheiro, seja através da venda de ingressos, assinatura de serviços de transmissão, comércio de produtos oficiais ou outras atividades relacionadas. É natural, então, que existam empresas por trás, contribuindo financeiramente para a prosperidade de um clube esportivo.

Apesar disso, nem todos os torcedores entendem como funciona o patrocínio de times de futebol. Nas notícias, ouvimos falar sobre vendas milionárias de atletas, mas qual o papel dos patrocinadores nessas negociações? Mais ainda, quais são os benefícios e vantagens para as equipes e as marcas?

Quais são os principais patrocinadores dos times de futebol brasileiros?

A introdução do texto já deu um “spoiler” para a pergunta que dá título ao tópico. Segundo a lista dos 10 maiores patrocinadores master do futebol brasileiro publicada pelo Terra, 6 são casas de apostas e cassinos online. Dos outros 4, temos 3 bancos e 1 empresa que faz parte da indústria farmacêutica.

O protagonismo das casas de apostas faz sentido, já que a área de atuação desses sites está diretamente relacionada com os esportes. Embora essa conexão não seja essencial, os melhores “match” entre clubes e marcas se dão quando as duas instituições compartilham espaços e valores.

É por conta disso que plataformas como a Academia de Apostas servem como referência para apostadores novos e experientes. É possível consultar as principais informações sobre casas de apostas e cassinos online, o que garante segurança, já que notas são contribuídas por jogadores.

Outros dados relevantes encontrados são os tipos de jogos oferecidos (tanto nas apostas esportivas, quanto nos jogos de cassino), métodos de pagamento, bônus para novos usuários e prós e contras. Ao clicar em um determinado site, você pode descobrir qual time de futebol a casa patrocina.

É interessante destacar também que, embora o futebol masculino seja o principal esporte patrocinado pelas casas de apostas esportivas, algumas delas promovem atividades como o MMA, o basquete e o futebol feminino. Tudo isso, é claro, só é possível pelo interesse dos torcedores.

Quais são os benefícios da parceria entre patrocinadores e times?

Os benefícios da parceria entre clubes e patrocinadores podem ser divididos de acordo com cada parte. Para os times, essa união é o que permite o investimento em recursos como estádios, salários dos jogadores e administradores, melhores equipamentos e divulgação de partidas.

No caso das empresas, é muito vantajoso ter o seu nome associado a um clube esportivo, já que isso aumenta a exposição positiva da marca. Quando um torcedor vê o nome da empresa na camiseta do seu time do coração, ele fica mais propenso a consumir produtos e serviços associados.

No caso das casas de apostas esportivas mencionadas no tópico anterior, essa parceria aumenta a confiabilidade do site (já que um endereço fraudulento não poderia apoiar um grande clube) e o apresenta aos interessados pela atividade. No fim, a união é mutuamente vantajosa.

Qual é a influência dos patrocinadores em um time de futebol?

Um ponto de influência que pode ser mencionado é a divulgação mútua entre marcas e clubes. Já falamos sobre a presença do nome das empresas em uniformes, mas o inverso também acontece: uma companhia de telefonia móvel, por exemplo, pode promover competições em seus serviços.

É interessante dizer que as performances dos atletas têm influência direta e indireta em contratos e patrocínios. Um clube que está numa “maré de azar”, por exemplo, terá menos chances de receber ofertas de marcas. Existem outros fatores a serem considerados, é claro, mas isso é o mais comum.

Tudo isso tem um efeito borboleta que leva às escalações, transferências e vendas de atletas entre diferentes clubes. É discutível o quanto esses elementos influenciam (ou não) nas decisões técnicas de treinadores e gestores dos times, mas é impossível ignorar o seu impacto.

No fim das contas, o patrocínio de clubes de futebol é uma parte tão importante do sucesso quanto o treinamento. É a partir desses incentivos financeiros que os atletas são capazes de entregar o melhor no campo. Com isso, ganham as empresas que patrocinam, os atletas e os torcedores.

Esportes

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Globo

Em um dia histórico para o futebol feminino, a FIFA oficializou na madrugada desta sexta-feira (17) a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio aconteceu durante o Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul, marcando um…

Continuar lendo

Esportes

Analisando a fantástica temporada de Phil Foden no Manchester City

Publicado

em

Por

A Premier League está se preparando para um dos finais mais emocionantes da história recente, com apenas um ponto separando os pesos pesados Arsenal e Manchester City na corrida pelo título no momento em que este artigo é escrito. Os Gunners estão em busca de sua primeira vitória na Premier League desde a notável temporada invencível sob a orientação de…

Continuar lendo

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz brilha e é campeão sul-americano de jiu-jitsu

Carinhosamente conhecido como “Caramelo”, atleta de apenas 16 anos compete na categoria juvenil

Publicado

em

Com 16 anos de idade e há apenas um ano e meio no esporte, jovem vem se destacando no cenário nacional. Foto: Rebeca Schumacker

No último sábado, dia 4, o atleta jundiaiense Murillo da Silva Cruz, carinhosamente conhecido como "Caramelo", alcançou uma vitória de peso no cenário do jiu-jitsu ao se consagrar Campeão Sul-Americano na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Com 16 anos de idade e apenas há um ano e meio no esporte, Caramelo demonstrou um desempenho impressionante que o levou ao…

Continuar lendo

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo