Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças
Conecte-se conosco

Educação Pública

Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicado

em

Atualizado há

amigos na volta às aulas escola municipal de Jundiaí
Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a volta das turmas dos terceiros, quartos e quintos anos.

Para Franchesca Barbosa, de nove anos, a chegada ao quarto ano veio com a alegria da preparação pelo retorno à escola. “Durante as férias passei uns dias na casa da minha avó e fui à piscina e ao shopping, pois queria comprar uma mochila nova. Mas eu estava empolgada para voltar, principalmente para a aula de Educação Física”, comentou a aluna, que até pintou mechas novas em seu cabelo para voltar à escola, acompanhada no primeiro dia pela mãe, a autônoma Catiana Sales.

O Pedro dos Santos, da mesma idade, também teve companhia para o dia especial: a mãe, a auxiliar de limpeza Patrícia Lima, e os irmãos Mariana e Miguel, de dez e quatro anos. “Eu brinquei muito nas férias, principalmente de pega-pega. Não via a hora de voltar, principalmente para rever a diretora Ana Lúcia Cassiano e ter aulas de Língua Portuguesa. E quem me acompanhou hoje com minha mãe foi minha irmã, que já estudou aqui, e meu irmão pequeno, que agora vai para a Emeb Benedita Alzira, mas quer estudar aqui também.”

Pedro contou com as companhias da mãe e dos irmãos para voltar à escola (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os três amigos do 3º ano A Guilherme Dantas, Felipe Silva e Pedro Toledo, todos de oito anos, dividiram as opiniões sobre o primeiro dia de aula. Pedro queria muito voltar à escola: “De tão ansioso eu não conseguia nem dormir”.

“Acordar cedo, às 6h da manhã, é complicado”, falou Felipe com sinceridade.

“Nas férias eu podia brincar mais. Mas para animar, fui até cortar o cabelo”, comentou Guilherme.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da importância do início do ano letivo. “Depois da reunião com os pais e responsáveis realizada ontem por toda a rede, as escolas voltam a ter a alegria e vibração que somente a volta das nossas crianças é capaz de garantir. Desejamos a todos os estudantes, famílias e educadores que 2024 seja um ano letivo de muitas aprendizagens, vivências e investigações, garantidos pelo programa Escola Inovadora e pela metodologia do “Desemparedamento da Escola”, reunidos neste ambiente mágico e transformador que são as escolas”, comentou.

A primeira semana das crianças nas escolas contará com aulas e vivências diversas de adaptação. Parte dessas atividades irá compor a programação do “Voa Pé”, realizadas em parceria com as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL). Entre apresentações teatrais, contações de histórias, brincadeiras, intervenções artísticas e práticas esportivas, em locais como o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy, Jardim Botânico, parques, praças e complexos esportivos.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade