Lúpus e fibromialgia: doenças chamam a atenção para a saúde feminina
Conecte-se conosco

Saúde

Lúpus e fibromialgia: doenças chamam a atenção para a saúde feminina

Médico do Hospital São Vicente aproveita o fevereiro roxo, mês voltado para o combate de doenças reumáticas, para falar sobre prevenção, sintomas e tratamentos

Publicado

em

Atualizado há

Dores musculares estão entre os principais sintomas de fibromialgia. Foto: Hospital São Vicente

Conhecido como fevereiro roxo, este mês é voltado para o combate de doenças reumáticas, como o lúpus e a fibromialgia. O calendário colorido da saúde, que contempla as campanhas de conscientização sobre as doenças ao longo do ano, é responsável pela promoção do diálogo e incentivo ao diagnóstico precoce das patologias.

As informações sobre as condições abordadas neste mês não são desconhecidas, mas chamaram atenção da população após artistas como Selena Gomez e Lady Gaga compartilharem suas experiências no enfrentamento das doenças. O médico reumatologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. José Celso Giordan Cavalcanti Sarinho, fala sobre prevenção, sintomas e tratamentos.

Lúpus

O lúpus é uma doença multissistêmica e autoimune. Pode acometer qualquer órgão e sistema, principalmente e mais frequentemente a pele e a articulação. Em casos mais graves, também pode acontecer o acometimento renal e do sistema nervoso central.

As doenças autoimunes englobam diversos problemas de saúde que acontecem quando há alterações no sistema imunológico. Assim, ele não consegue mais diferenciar o que faz parte do corpo humano do que é um elemento estranho e potencial ameaça.

“A condição é mais comum em mulheres em idade fértil, entre 15 e 45 anos, porque está altamente relacionado ao estrógeno, hormônio predominante em mulheres. Outro fator considerável é a predisposição genética, quando o indivíduo possui probabilidade aumentada de desenvolver uma determinada doença, herdada de um dos pais, geralmente”, aponta Dr. José.

Os sintomas são variáveis e podem incluir febre; perda de peso; lesões na face causadas pela exposição à radiação ultravioleta; dor articular; fadiga; alterações neurológicas e neuropsiquiátricas, como crise convulsiva; alteração de comportamento; transtorno de ansiedade grave; e dor de cabeça que não responde a nenhum medicamento. Já na parte renal, o indivíduo pode apresentar inchaço nas pernas e nos olhos; urina espumosa; diminuição do volume urinário; e hipertensão.

“Para prevenir a atividade da doença, a pessoa deve abolir o uso do tabaco, não utilizar hormônio estrógeno e, se necessário, junto com um ginecologista e reumatologista, utilizar o progestagem, e não se expor a radiação ultravioleta, principalmente entre 10h e 16h. As formas de tratamento se baseiam principalmente no uso de imunossupressores ou imunomoduladores. Nas formas graves e ameaçadoras da vida, deve-se realizar uma imunossupressão potente, com corticoide em altas doses e outros agentes imunossupressores e, depois, na terapia de manutenção, utilizar outras drogas em doses mais baixas”, explica o reumatologista.

Fibromialgia

A doença reumatológica afeta a musculatura causando dor ao portador da síndrome. Assim como o lúpus, a fibromialgia tem maior incidência em mulheres, chegando ao registro de nove mulheres acometidas para cada homem, com faixa etária dos 30 aos 60 anos. De acordo com o especialista, não existe uma área do corpo que seja mais afetada, mas a dor é intensa. “Os sintomas, predominantemente, são dores difusas pelo corpo nos quatro quadrantes. É uma doença que se relaciona fortemente com alimentação, vitaminas, distúrbio do sono, transtorno de ansiedade e transtorno depressivo”.

Não consta na literatura nenhuma forma comprovada de prevenção da doença. Ainda assim, os profissionais estimulam a prática de atividades físicas para alívio das crises ou agravamento do quadro. “O tratamento é baseado no uso de antidepressivos, não necessariamente para tratamento de depressão, mas para ajuste das doses de serotonina e norepinefrina, responsáveis por influenciar na ansiedade, humor, sono e alimentação. Também é recomendado o uso de analgésicos simples e, eventualmente, opioides. O uso de anti-inflamatório e corticosteroide deve ser evitado, por não se tratar de uma doença inflamatória”, explica o médico.

Vale ressaltar que o diagnóstico é baseado na história clínica de exame físico, excluindo outras doenças que possam simular a fibromialgia, como neoplasias, tumores, outras doenças inflamatórias, distúrbios do cálcio e distúrbios da tireoide. Em caso de sintomas, a pessoa deve sempre procurar por atendimento médico.

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade